ETIQUETA NO LOCAL DE TRABALHO
Um dos grandes males da humanidade atual é a falta de humildade. Isto implica reconhecer que não saber fazer algo é meio caminho andado para ‘saber’, posto que ter humildade para perguntar é fundamental nos dias atuais.
Não me refiro a perguntar ao “Dr. Google”, mas aos colegas mais antigos de trabalho, ao dicionário Aurélio, aquele de papel, que deve estar sempre ao alcance, e no caso dos advogados e acadêmicos de direito ao bom e velho De Plácido e Silva.
O que isso tem a ver com “etiqueta”? Humildade é um artigo em falta hoje no mercado de trabalho. Postar-se e apresentar-se com “ela” é sinônimo de sabedoria, uma vez que definitivamente quanto mais estudamos, mais entendemos que pouco sabemos.
Humildade representa não se colocar acima de ninguém, inclusive daqueles que parecem - só parecem – mais humildes, seja porque servem o café que tomamos ou porque limpam as mesas que usamos diariamente. A sabedoria não reside somente no que aprendemos nos livros e nos dicionários; reside muito mais no que aprendemos na vida “’vivida” no dia-a-dia, conquistada com o suor do nosso trabalho, seja ele qual for.
Ao se apresentar para uma vaga de trabalho, comece respeitando aquele que lhe atende na antessala, com o mesmo respeito que dispensará ao Advogado chefe do Escritório, não pense que este último, um dia, não esteve onde você está agora: começando.
Lembre-se sempre que etiqueta é sinônimo de comportamento. E na Advocacia deve estar sempre associado à Ética. Comportar-se com ética é comportar-se humildemente, com dignidade, com serenidade, respeitando a todos com isonomia.
Conheça seus direitos, mas não deixe de cumprir com seus deveres de Advogado.
As “sandálias do pescador” devem ser vestidas sem medo, com altivez.
Luiz Fernando Flores Filho
OAB/SC 14730
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


