Pela segunda vez na história da OAB/SC, a sede da Seccional será transferida simbolicamente para Joinville. Cumprindo o compromisso pela inclusividade, o secretário-geral da OAB/SC, Óliver Jander, conduzirá a Seccional entre os dias 12 de dezembro e 11 de janeiro. A transmissão do cargo pelo presidente, Juliano Mandelli, ocorreu durante sessão do Conselho Pleno da OAB/SC em Joinville, realizado em formato híbrido, quando a sede da instituição foi transferida de forma simbólica para a cidade do Planalto Norte.
A alternância na presidência cumpre um dos pilares da gestão conduzida por Mandelli, que é advogado em Balneário Camboriú: a ampliação da inclusividade na instituição e uma maior participação da advocacia do interior do Estado. Em outro período de licença, sua vice-presidente, Gisele Kravchychyn, de Florianópolis, já havia exercido a presidência da Seccional. Nos primeiros meses do seu mandato, Mandelli cumpriu um roteiro por todas as representações da OAB no Estado, sendo o primeiro presidente a dar posse a todos os presidentes de Subseção.
“A alternância na presidência é um projeto de gestão. É um projeto que nós temos de valorizar o interior de Santa Catarina, de oportunizar que novas lideranças surjam, apareçam, contribuam e ampliem a participação de todos aqueles que contribuem com a advocacia no dia a dia, que contribuem com a advocacia, pra nós é compromisso.” afirmou Juliano Mandelli.
"A presidência da OAB Joinville, de fato, era algo que um dia eu sonhava em exercer. Mas a presidência da OAB Santa Catarina, nunca. Nunca pensei que eu estaria aqui, em exercício ou não. Nunca imaginei que eu estivesse aqui um dia ocupando a presidência. Tenho certeza que isso é fruto também do trabalho coletivo, fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido na OAB/SC. Não só um bom trabalho, mas um trabalho também de união, de comprometimento, de senso de equipe. E isso a gente vê todos os dias na OAB/SC." declarou Oliver Jander Pereira da Costa, presidente em exercício.
“Óliver, em nome da OAB Joinville, manifesto nossa plena confiança no seu trabalho, no trabalho que será desenvolvido neste período, e reafirmo que esta Subsessão permanece integralmente comprometida em colaborar com a Seccional no que for necessário para o fortalecimento da advocacia catarinense” destacou Janaína Madeira, presidente da OAB Joinville.
“Saiba a importância cada vez maior da nossa sucessão desde o início, marcando neste instante o seu lugar neste rito de passagem. Desejo sucesso ao querido, sempre amigo, dr Óliver." disse Maria de Lourdes Bello Zimath, presidente da OAB Joinville gestão 2019/2021.
“Você sabe que hoje todas as pessoas estão aqui por causa de você. E eu acho que isso marca a sua trajetória e posso apenas desejar sucesso neste mês. Conte com a CAASC”, finalizou Pedro Miranda, presidente da CAASC.
Óliver Jander Pereira Costa é o terceiro joinvilense a exercer a Presidência da Seccional. Advogado com atuação reconhecida em Direito do Trabalho e Direito Empresarial, foi presidente da OAB Joinville entre 2022 e 2024. Ocupou cargos relevantes, como vice-presidente da mesma instituição entre 2019 e 2021, coordenador do Programa de Mentoria da Jovem Advocacia em 2021 e Conselheiro estadual da OAB/SC de 2016 a 2018, além de ter sido delegado adjunto da CAASC entre 2010 e 2012 e integrante das Comissões de Direito do Trabalho e de Eventos da OAB Joinville.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


