O advogado catarinense Rafael Horn foi eleito, nesta segunda-feira (19), em Brasília, diretor executivo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). É a segunda vez que o advogado catarinense ocupa posto na diretoria nacional da OAB.
Entre 2022 e 2025, Horn foi vice-presidente nacional da entidade, o primeiro catarinense a alcançar o cargo. Ex-presidente da OAB-SC, atualmente é conselheiro federal pela Seccional e coordenador nacional das comissões e projetos estruturantes da OAB.
Na nova função, Horn terá duas frentes prioritárias. A primeira, levar ao Conselho Federal a posição da OAB-SC, no sentido de combater os abusos no Supremo Tribunal Federal (STF). A segunda, construir, junto às seccionais, um novo modelo para as inscrições suplementares, com o objetivo de resolver distorções que hoje afetam advogados que atuam em mais de um estado.
"Recebo esta missão com muita honra e com a consciência da responsabilidade de representar a advocacia do Sul do país na diretoria nacional da OAB, especialmente na defesa de nossas prerrogativas profissionais", afirmou Horn.
O presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli, destacou o significado da eleição para a advocacia catarinense. "A presença de um catarinense pela segunda vez consecutiva na diretoria do Conselho Federal mostra que Santa Catarina deixou de ser coadjuvante nas grandes discussões da advocacia brasileira. É o reconhecimento de uma Seccional que tem posição, voz e capacidade de liderança nacional", declarou.
O presidente em exercício da OAB-SC, Jean Leomar, acompanhou a eleição em Brasília, ao lado dos conselheiros federais Claudia Prudêncio e Eduardo de Mello, e do conselheiro estadual e Secretário da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo do Conselho Federal, Rafael Piva Neves. "Estar aqui com a nossa bancada neste momento é a prova de que Santa Catarina atua unida no plano nacional. Rafael leva ao Conselho Federal as pautas que a advocacia catarinense construiu e que agora ganham força em todo o país", afirmou.
