O Conselho Pleno da OAB Santa Catarina elegeu os 12 candidatos à Lista Sêxtupla para concorrer à vaga de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), oriunda do Quinto Constitucional da Advocacia. A sabatina pública dos postulantes ocorreu nesta sexta-feira (27), no auditório da Seccional em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os profissionais escolhidos seguirão para a próxima etapa do certame, que se dará por meio do voto direto e on-line dos advogados e advogadas catarinenses no dia 13 de junho.
Confira a lista dos 12 candidatos à Lista Sêxtupla:
1º FABRICIO MENDES DOS SANTOS – OAB/SC 9683 – Florianópolis/SC (50 votos);
2º GILBERTO LOPES TEIXEIRA – OAB/SC 18002 – Florianópolis/SC (50 votos);
3º ROSEMERI FARINA – OAB/SC 9154 – Balneário Camboriú/SC (49 votos);
4º GUSTAVO VILLAR MELLO GUIMARÃES – OAB/SC 11589 – Florianópolis/SC (49 votos);
5º GUSTAVO REGIS DE FIGUEIREDO E SILVA – OAB/SC 14807 – Florianópolis/SC (49 votos);
6º RAMON ROBERTO CARMES – OAB/SC 33693 – Palhoça/SC (49 votos);
7º MARIA LOIVA DE ANDRADE – OAB/SC 8264 – Maravilha/SC (48 votos);
8º JAIME DA VEIGA JUNIOR – OAB/SC 11245 – Itajaí/SC (46 votos);
9º PAULO CESAR PIVA – OAB/SC 9325 – Brusque/SC (45 votos);
10º CESAR LUIZ PASOLD JUNIOR – OABSC 18088 – Florianópolis/SC (40 votos);
11º FERNANDO GRASS GUEDES – OAB/SC 18550 – Florianópolis/SC (37 votos);
12º CRISTIANO STONOGA – OAB/SC 20208 – Chapecó/SC (37 votos).
Representatividade
A sessão foi aberta pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, assim como pelo presidente em exercício da OAB Nacional, Rafael Horn, membro honorário vitalício da Seccional que exerce pela segunda vez a presidência interina do Conselho Federal da OAB. Os dirigentes enalteceram a transparência do processo de composição da Lista Sêxtupla e a importância do Quinto Constitucional da Advocacia na representatividade dos advogados e advogadas junto aos Tribunais.
“Somos muito gratos aos membros da nossa Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla que conduziram esse processo com muita dedicação, responsabilidade e transparência”, ressaltou Cláudia, que também cumprimentou os candidatos e destacou que todos “fazem parte da nossa história”.
“Parabéns aos colegas que colocaram o seu nome para participar do pleito, colando suas histórias de vida e trajetórias profissionais à disposição da advocacia catarinense para representar os advogados e advogadas de Santa Catarina no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região”, afirmou Horn.
Sabatina
Os postulantes dispuseram de 15 minutos de fala durante a sabatina pública, sendo três minutos para se apresentarem e 12 minutos para responderem perguntas formuladas pela Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla e por conselheiros estaduais da OAB/SC. No fim da arguição, conselheiros e membros honorários vitalícios da Seccional com direito a voto, elegeram os 12 nomes que serão submetidos à votação direta da advocacia.
A comissão é presidida pelo conselheiro estadual Thiago Custódio Pereira, tendo como membros: a conselheira estadual Celise Roesler Kobs; o conselheiro estadual Bernardo Wildi Lins; o conselheiro estadual Gustavo Amorim; o presidente da OAB Criciúma, Alisson Murilo Matos; o presidente da OAB Brusque, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira; e a presidente da OAB Chapecó, Maria Tereza Zandavalli Lima.
Divulgação
Os critérios para a divulgação das 12 candidaturas à Lista Sêxtupla, bem como os limites estabelecidos para as propagandas na próxima etapa do pleito, foram definidos por duas resoluções da OAB Santa Catarina publicadas no Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil nesta sexta-feira (27).
A Seccional disponibilizará vídeo da arguição dos postulantes, além de um outro, com no máximo um minuto de duração, produzido pelo próprio candidato. Acesse a íntegra dos documentos: Resolução CQ Nº 01/2022 e Resolução CQ Nº 02/2022.
Inovação que continua
Pela terceira vez na história a advocacia catarinense escolherá diretamente por meio do voto eletrônico quais candidatos devem compor a Lista Sêxtupla que será encaminhada para um Tribunal Judiciário, no qual foi aberta uma vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional da Advocacia.
Uma inovação que trouxe ainda mais transparência e inclusividade para o processo. No âmbito do TRT12, essa será a primeira vez que a composição da Lista Sêxtupla a ser encaminhada para o Tribunal passará pelo processo de escolha direto e on-line dos advogados e advogadas de Santa Catarina.
Foto: Isis Lacombe.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC