O presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, designou o advogado Victor da Luz Fontes pra representar a Seccional catarinense na Coordenação Nacional de Acompanhamento do Sistema Carcerário, que será criada na estrutura do Conselho Federal para debater a questão em todo o País. Fontes preside a Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC e, segundo Cavallazzi, será interlocutor da Seccional junto ao Conselho.
Em 2013, a Seccional catarinense teve atuação destacada nesse debate. A OAB/SC disponibilizou advogados para atuarem nos mutirões carcerários realizados em Santa Catarina. Além disso, representantes da OAB/SC participaram de audiência públicas em Blumenau e Joinville e também de visitas ao Complexo Prisional de São Pedro de Alcântara para apurar denúncias de abusos nas revistas aos presos e visitantes.
Em Itajaí, o presidente Tullo Cavallazzi Filho chegou a inspecionar in loco o Presídio Regional de Itajaí (conhecido como Cadeião do Matadouro). No final do ano, a Comissão de Assuntos Prisionais também cobrou que o Estado separe os presos por tipo de crimes.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


