A OAB/SC, por meio da Comissão OAB Cidadã, está entre os quatro finalistas catarinenses da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, que reconhece práticas em favor dos Oito Objetivos do Milênio, iniciativa apoiada pela Seccional. A OAB Cidadã, criada em 2001, promove ações voluntárias na comunidade, visando o desenvolvimento urbano e o alcance da cidadania. Entre os serviços prestados está o atendimento gratuito a comunidades carentes e ao terceiro setor para questões jurídicas.
As práticas vencedoras do Prêmio serão conhecidas em fevereiro de 2014. Antes disso, entre outubro e novembro os finalistas receberão visitas técnicas para ratificar as informações apresentadas durante a inscrição. De Santa Catarina, também foram classificados a Cooperativa Oestebio, de São Miguel do Oeste; o Instituto Brasil Ambiental, de Itajaí; e o Instituto Crescer -- Movimento Cidadania e Juventude, de Itajaí. A lista completa dos 65 finalistas no País está no site www.odmbrasil.gov.br.
Em junho, a OAB/SC e a CAASC confirmaram parceria com o Movimento Nós Podemos – Santa Catarina para o cumprimento dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Na OAB/SC, os trabalhos são coordenados pelo gabinete da presidência e a Comissão OAB Cidadã, atuando em conjunto com várias comissões no desenvolvimento de projetos relacionados aos ODM.
Os oito Objetivos, criados em 2000 pela ONU, são: 1) Acabar com a fome e a miséria, 2) Educação básica de qualidade para todos, 3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher, 4) Reduzir a mortalidade infantil, 5) Melhorar a saúde das gestantes, 6) Combater a AIDS, a malária e outras doenças, 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Os ODM foram estabelecidos em conjunto com 191 países, incluindo o Brasil, com metas até 2015. Após esse prazo, a ONU estuda implantar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com novas metas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


