O modelo adotado em Rio do Sul para coleta de assinaturas em apoio ao projeto Reforma Política Democrática – Eleições Limpas, que envolveu acadêmicos do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), será adotado nacionalmente pelo Conselho Federal da OAB. Nos primeiros dois meses de mobilização, foram coletadas 5.262 assinaturas, entregues nesta quinta-feira (12) ao presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, durante sessão do Conselho Seccional, por uma comitiva liderada pelo presidente da Subseção, Maurício Probst.
Na UNIDAVI, os acadêmicos participaram de discussão sobre reforma política e tiveram a validação de quatro horas de atividades complementares por folha de assinaturas preenchida. Setenta e dois acadêmicos lideraram a coleta na instituição. “Foi fundamental para a formação política dos alunos”, observou a procuradora jurídica da UNIDAVI, Niladir Butzke, que já presidiu a Subseção de Rio do Sul.
O advogado Marcelo Peregrino, da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política do CFOAB, explica que o Conselho Federal levará o modelo às Seccionais no próximo ano. “Santa Catarina está em primeiro lugar em coleta de assinaturas no País”, disse.
“O modelo adotado em Rio do Sul é o mais eficaz e rápido”, complementou José Sérgio Cristóvam, presidente do Comitê de Mobilização pela Reforma Política da OAB/SC, que participou dos trabalhos naquele município. A meta nacional é 1,5 milhão de assinaturas. A OAB/SC pretende enviar até maio ao Conselho Federal todas as assinaturas coletadas no Estado.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


