O livro “Estado sem deus”, de autoria da advogada Elza Galdino, será lançado na terça-feira, dia 16 de maio, na OAB/SC, em Florianópolis. Editada pela Del Rey, a obra aborda a obrigação da laicidade do Estado brasileiro, determinada pela Constituição Federal.
Segundo a Editora, “o livro se propõe a entender os poderes constituídos como poderes humanos e terrenos – portanto laicos – e, em conseqüência, discutir a ostentação de símbolos religiosos nos ambientes nos quais esses Poderes se concretizam.”
A autora diz que “As liberdades – assim mesmo, no plural – continuam a ser o desejo maior do ser humano. Se ontem isto significava não ser escravo ou não estar aprisionado, hoje ser livre é exercer o direito de ser único, e ser igualado pela lei no respeito e na dignidade que as diferenças contêm.” Para ela, é inadmissível a presença de qualquer símbolo religioso nos prédios públicos, pois qualquer opção religiosa por parte do Estado é constitucionalmente vedada. “A ostentação de símbolos, normalmente crucifixos, concretiza um privilégio que vem sendo dado à religião católica, numa clara ausência da obrigatória separação entre Estado e Igreja”, assegura Elza Galdino.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC



