Teve início, na noite desta quinta-feira (12), o "XVI Simpósio Da AACRIMESC - Ajustando a Frequência: A Evolução da Advocacia Criminal do Século 21", que conta com o apoio institucional da OAB/SC. A presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, prestigiou a abertura oficial do Simpósio, que segue até amanhã (13), no Auditório da Justiça Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
Ao todo, a programação do evento conta com 14 palestrantes, que abordarão temas como a evolução da profissão, técnicas recursais, crimes eleitorais, direitos humanos no sistema prisional, entre outros. Uma das palestras mais aguardadas é a de encerramento, com o advogado criminalista José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça e ex-advogado Geral da União.
"Estamos aqui hoje prestigiando este grande evento realizado pela AACRIMESC, instituição parceira da nossa Seccional. Momentos como os de hoje são sempre valiosos, ver a advocacia criminal engajada, participando dos eventos, aprimorando-se para melhor atender à sociedade. Que todos possam aproveitar bastante este Simpósio, o qual a nossa Seccional tem grande orgulho em apoiar, e que contará com a presença de profissionais renomados. Tenho certeza de que o aprendizado aqui será valiosíssimo", ressaltou Cláudia Prudêncio.
"Eu e o Dr. Marcelo Mendes, iminente Secretário da Casa Civil, em nome do Governo do Estado, queríamos trazer o abraço do Governador Jorginho Mello e trazer dele o abraço a todos os que não são aqui de Santa Catarina, mas em especial, um abraço mais apertado, mais efusivo, aos colegas advogados catarinenses, que no dia a dia dedicam o seu tempo e o seu talento a fazer defesa daqueles que não podem falar. A advocacia criminal, particularmente, tem sofrido muito. Essas dificuldades são diárias e, às vezes, nós temos a impressão que elas estão cada vez mais aumentadas. Felizmente há quem também fale pelos advogados.", salientou o Procurador Geral do Estado de Santa Catarina, Márcio Vicari.
"Primeiro dizer que é uma alegria, prazer, uma satisfação participar desse evento significativo. Eu preciso também parabenizar toda a organização, os palestrantes, enfim, toda a plateia que nos acompanha e nos acompanharão nos próximos dias, para a oportunidade de refletirmos sobre o papel da advocacia criminal, sobre o direito fundamental de defesa, sobre o devido processo legal, ante aos desafios não atuais, mas de sempre. Justamente nesses momentos que a nossa classe se une, que a advocacia criminalista se une através das associações, se une com a advocacia com a própria OAB, a nossa responsabilidade se torna cada vez maior e a nossa força surge de maneira inevitável", ressaltou Juliano Mandelli.
"Tenho muito orgulho de ser a 1° mulher eleita em mais de 40 anos da AACRIMESC. Meu orgulho de cada uma de vocês que estão sentadas e olhando pra mim. Mas em meus olhos quero que reflitam o olhar e o sorriso de cada uma de vocês. Estamos aqui para abrir as portas, para abrir os caminhos. Cláudia Prudêncio é a primeira mulher eleita presidente da OAB/SC, Elisângela Muniz, é a primeira mulher eleita na AACRIMESC, e o caminho é longo. Somos capazes, a mulher pode estar onde ela quiser", destacou Elisângela Muniz, presidente da AACRIMESC.
"Enorme alegria, emoção, estar aqui neste Simpósio, um símbolo de compartilhamento, de conhecimento, de união da classe. Um sentimento primeiro de gratidão, e gratidão é a memória do coração. Frase que sempre repito e obviamente, um momento como esse, não poderia trazer outro sentimento que não o de gratidão", comentou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.
Na ocasião, o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn e o presidente da ABRACRIM Nacional, Sheyner Asfóra, foram agraciados com a medalha Evilasio Caon. A honraria é reservada a personalidades que se distinguem por relevantes serviços prestados ao aperfeiçoamento da cultura jurídica e às causas sociais e humanitárias.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC