A Comissão de Direito Sistêmico da OAB Santa Catarina realizou no dia 1º de outubro, na Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), o evento "Construindo Pontes: Ciências Criminais e o Direito Sistêmico".
Durante o encontro, a Comissão apresentou a ideia de que, em todo processo criminal, há mais pessoas envolvidas do que as partes, como filhos, mães, companheiros e a comunidade ao redor. Esse é o ponto de partida da abordagem sistêmica que, segundo a comissão, não substitui as garantias e os instrumentos jurídicos existentes, mas propõe que se leve em conta a história e o contexto das pessoas envolvidas no processo.
Ao longo do evento também foram tratados temas como sistema prisional, enfrentamento à violência e Justiça Restaurativa.
Michelle Carvalho, presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, afirma que: "Compreender os ciclos de violência não significa relativizar responsabilidades. Proteger a vítima é fundamental, responsabilizar quem agride é indispensável, e entender o que sustenta a repetição dos conflitos é também um caminho para preveni-los. O Direito Sistêmico não vem para ocupar o lugar das garantias processuais, mas para somar um olhar que permita ao Direito não apenas encerrar processos, mas transformar conflitos".
