O presidente da Subseção da Joaçaba, Renato Luiz Thomas, abriu os trabalho do 3º Colégio de Presidentes da OAB/SC e XIV Encontro de Delegados da CAASC, que acontece hoje (19) e amanhã em Treze Tílias. Thomas, que representou os 40 presidentes de Subseção no evento, aproveitou a oportunidade para fazer importante registro sobre os acontecimentos políticos e sociais vividos pelo Brasil nos últimos dias, quando a violência assume proporções fantásticas.
“Aliado a tudo isso, o Governo tenta imputar aos advogados a culpa pelo fato dos criminosos se municiarem de informações dentro das celas, argumento sem consistência, com o intuito de, mais uma vez, restringir o papel do advogado. É dentro desse quadro de barbárie, violência e inércia do Estado que a OAB deve forçar sua ação institucional.”
Para o presidente da Subseção, fica difícil ter valores em que acreditar, cidadania para viver e que esperanças repor. Ressaltou, entretanto, que não há razão para o conformismo diante de uma moldura tão desoladora, pois essa foi sempre a razão pela qual a OAB sempre partiu da linha de frente. “Devemos nos comprometer com a reforma política e com os ideais da democracia participativa pela qual a sociedade, consciente e dinâmica estará buscando meios e formas para ampliar sua participação no processo político e atingindo, ao final, a meta do resgate da dívida social.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


