A segunda assembleia regional promovida pela OAB/SC está marcada para o dia 26 de abril em Itajaí, a partir das 19h no auditório da superintendência do porto de Itajaí, à Rua Blumenau, nº 5, Centro, que reunirá os advogados locais e também das subseções de Balneário Piçarras e Navegantes.
Na noite de ontem (19) aconteceu a primeira assembleia, em Blumenau e que lotou o auditório da Subseção com advogados que trouxeram questões que prejudicam e muitas vezes obstam o exercício da advocacia, como liberação de certidões de defensoria dativa, péssimo atendimento de funcionários dos fóruns, cartórios, delegacias de polícia e conselhos tutelares, desrespeito de juízes, encaminhamento de perícias, magistrados que residem em outras cidades e não cumprem expediente diário, além da fixação de honorários irrisórios e aviltantes, entre muitas outras questões.
Advogados das Subseções de Blumenau, Timbó, Indaial, Gaspar e Rio do Sul relataram questões pontuais e pessoais de seus processos, solicitando a intervenção da OAB e elogiando a iniciativa. O presidente Paulo Borba informou que todos os relatos serão levados pela Seccional ao conhecimento dos tribunais e das corregedorias, com pedido de apuração e solução dos fatos. Segundo ele, com isso, a OAB não apenas cumpre o seu papel de estar sempre junto ao advogado, como também vai até ele para buscar os subsídios necessários para desempenhar sua missão institucional.
A Seccional já está definindo junto aos presidentes das 42 Subseções de Santa Catarina o calendário das assembleias a fim de avisar a todos em tempo de se agendarem para comparecer. “É importante que todos levem suas considerações e sugestões, pois, com isso, poderemos intensificar nossa luta pelas prerrogativas e por melhores condições de trabalho para os advogados”, antecipa Borba.
Participaram da assembleia de ontem os presidentes das Subseções de Timbó, Valcir Edson Mayes; de Indaial, Franciele Jacobsen; de Gaspar, Andreone Santos Cordeiro; de Blumenau, Cesar Wolff; de Rio do Sul, André Martignago; o conselheiro federal Walter Seyfferth, de Rio do Sul; o secretário geral da Caixa de Assistência dos Advogados Wilson Pereira Jr., o presidente da OABCred, Marco Antônio Sbissa, e ainda os presidentes e vice da OAB/SC, Paulo Borba e Márcio Vicari, além dos conselheiros estaduais Eliana Zimmermann José Elvas de Aquino Neves.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


