A 3ª edição do Workshop Temático da Jovem Advocacia reuniu na noite desta segunda-feira (1), advogados(as) e membros de Comissões da OAB/SC, na Sala da ESA/SC, com transmissão simultânea pelo Zoom. Representando a Ordem, esteve presente Guilherme Araújo, diretor de Assuntos Penais da OAB/SC.
O encontro teve como tema Atuação nos Tribunais Superiores e marcou mais um momento de qualificação prática, troca de experiências e fortalecimento da participação da jovem advocacia na instituição. Nesta edição, o workshop foi realizado em parceria com a Comissão de Direito Processual Civil da OAB/SC, ampliando a integração entre áreas especializadas e reforçando o compromisso da Seccional em oferecer formação contínua e acessível para quem está iniciando na profissão.
O evento contou com a palestra do advogado Gustavo Mascarenhas. Durante sua exposição, Mascarenhas apresentou uma análise atual e estratégica sobre os principais desafios envolvendo recursos nos Tribunais Superiores, trazendo exemplos práticos, leitura crítica de cenários e orientações valiosas para atuação profissional.
Guilherme Silva Araujo, diretor de Assuntos Penais da OAB/SC, ressaltou a força da nova geração da advocacia presente no evento: “Eu vejo aqui vários colegas que são da nova geração, o que revela uma nova dimensão da advocacia: profissionais realmente dispostos a fazer diferente, a se aprimorar, a buscar melhorar. Não por acaso, estão aqui hoje em busca de conhecimento.”
Douglas Dal Monte, coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, destacou a relevância e a complexidade do assunto abordado: “Este tema é extremamente atual e complexo. A atuação da advocacia junto aos tribunais superiores não é algo com que todos estejam acostumados; trata-se de um assunto com uma série de peculiaridades, tanto no aspecto teórico quanto no técnico.”
Ludmila Hanisch, coordenadora-adjunta das Comissões da OAB/SC, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelas comissões temáticas: “Quero destacar mais uma vez o papel fundamental das comissões temáticas, principalmente na capacitação continuada da advocacia catarinense. São elas que fazem a ponte entre a teoria e a prática e promovem debates de qualidade como este.”
Maria Eduarda Passos da Silva, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, ressaltou o cuidado na construção do projeto e a relevância do encontro: “Esse projeto foi pensado com muito carinho por nós. Espero que vocês aproveitem ao máximo, porque um evento com profissionais tão relevantes e com ponderações tão pontuais e estratégicas é uma oportunidade única.”
André Jannis, diretor de Apoio Profissional da CAASC, destacou o papel da instituição no suporte à advocacia catarinense: “Este é um evento de ponta. A Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/SC tem como função prestar apoio em questões de saúde e lazer, mas também — e principalmente — oferecer suporte profissional aos advogados catarinenses.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC



