O advogado Willian Medeiros de Quadros tomou posse, nesta sexta-feira (30), como desembargador do TJSC, na vaga destinada ao Quinto Constitucional da Advocacia. O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, participou da solenidade que ocorreu na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Willian assumiu a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Sebastião Evangelista, passando a integrar o 2º grau do Judiciário catarinense como representante da advocacia. A posse inicial ocorreu em dezembro, em ato realizado em gabinete, sendo o ingresso no cargo formalmente reafirmado nesta sexta-feira, em sessão solene perante ao Tribunal Pleno.
Para Juliano Mandelli, a posse de Willian Medeiros de Quadros representa o fortalecimento da presença da advocacia no Judiciário catarinense. “Tenho plena convicção de que o desembargador fará um excelente trabalho no Tribunal de Justiça, com equilíbrio, responsabilidade e compromisso com a Justiça. Sua trajetória profissional credencia uma atuação qualificada e alinhada aos valores da advocacia”, pontuou.
"Disputei com grandes nomes e com trajetórias respeitadas. Essa conquista não aconteceu de porta fechada, ela aconteceu na estrada. Foram 47 mil quilômetros percorridos pelo Estado, com conversas e ouvidos atentos. E essa jornada me ensinou algo especial: ninguém chega aqui sozinho e ninguém chega aqui sem estar preparado", disse Willian em seu discurso de posse.
Votação recorde
A votação que elegeu Willian na Lista Sêxtupla de candidatos ao cargo registrou participação recorde, com a adesão de 19.401 profissionais, que votaram de forma direta e on-line pelo sistema eletrônico, estabelecendo um novo marco de engajamento da advocacia.
Sobre o novo desembargador
William Medeiros de Quadros é natural de Palhoça, na Grande Florianópolis, e advogado formado pela Univali (Direito pela Universidade do Vale do Itajaí), pós-graduado em Direito Processual Civil e em Direito Eleitoral. Atualmente, cursa mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões.
O novo desembargador já participou de processos semelhantes, chegando a integrar as listas tríplices para juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em 2019, e para juiz efetivo do mesmo tribunal em 2020. Entre 2022 e 2024, foi juiz no TRE-SC, exercendo a função de juiz ouvidor do órgão entre 2023 e 2024.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


