A OAB/SC homenageou com a Medalha João Baptista Bonnassis em solenidade na sede ontem (10) importantes personalidades catarinenses, na comemoração do centenário do nascimento do ex-presidente da OAB/SC Aderbal Ramos da Silva, que teve a presença das filhas Silvia Hoepcke da Silva e Annita Hoepcke da Silva, que descerraram uma placa em homenagem ao pai, que presidiu a OAB/SC por três gestões.
Foram homenageados, além de Aderbal Ramos da Silva in memorian, Ivo Sell, Jorge Konder Bornhausen, Mário José Gonzaga Petrelli, Moacir Pereira, Murilo Rezende Salgado, Ophir Filgueiras Cavalcante Junior, Oscar Sérgio de Figueiredo e Silva, Paulo Gonzaga Martins da Silva e Vera Bonnassis Nicolau Pítsica.
O advogado Murilo Rezende Salgado pediu a palavra e recordou sua chegada a Santa Catarina, oportunidade em que sua carteira da OAB/SC foi assinada pelo então presidente João Baptista Bonassis, que hoje empresta seu nome à Medalha.
Os homenageados foram saudados pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Diogo Nicolau Pística; pelo vice-presidente Márcio Vicari; e pelo presidente Paulo Borba, que enalteceram a atuação profissional dos colegas, relatando episódios significativos da vida de cada um, bem como recomendaram seus nomes às novas gerações de advogados como expressão de vidas dedicadas ao Direito e à vida pública.
A cerimônia, que foi encerrada pelo presidente Ophir Cavalcante, também ele um dos homenageados, foi prestigiada por grande número de autoridades, familiares e advogados.
A Medalha João Baptista Bonnassis é o símbolo e a homenagem do reconhecimento máximo da Seccional Catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil àqueles a quem é conferida, sendo concedida a advogados e excepcionalmente a magistrados e membros do Ministério Público que tenham se distinguido por relevantes serviços prestados à justiça, ao direito, à OAB, ao aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas e às causas sociais.
Este ano, através de resolução proposta e aprovada pelo Conselho, foi modificada em caráter excepcional e apenas para 2011 a redação do artigo 2º, caput, do Regulamento originário que disciplina a concessão da Medalha, aumentando o número de outorgas e retornando em 2012 à redação original.



