A OAB Santa Catarina emite alerta urgente sobre uma nova modalidade de fraude que vem sendo praticada contra advogados catarinenses. Criminosos estão se passando pela instituição para aplicar golpes mais sofisticados, utilizando gravações de voz e tecnologia de inteligência artificial.
Na nova estratégia, os golpistas entram em contato com os profissionais se apresentando como alguém que esteja fazendo uma pesquisa de satisfação sobre a atual gestão. A OAB Santa Catarina esclarece que isso é golpe, que não está realizando nenhuma pesquisa no momento e reforça que se trata de uma fraude.
O objetivo dos criminosos é capturar a voz dos advogados para, posteriormente, utilizar a inteligência artificial na clonagem vocal e praticar novos crimes contra terceiros.
"Estamos adotando todas as medidas legais cabíveis, incluindo a comunicação às autoridades policiais e ministeriais. Seguiremos firmes no combate a esse crime que afeta não apenas a advocacia, mas todo o Sistema de Justiça", afirmou o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli.
"A evolução desses golpes exige que estejamos ainda mais atentos. A Seccional nunca solicitará informações sensíveis ou fará pesquisas nesse formato", ressaltou Thiago Degasperin, diretor executivo da OAB/SC e responsável pela Frente de Combate à Fraudes contra Escritórios de Advocacia.
O que fazer caso seja contatado?
A OAB Santa Catarina orienta que, caso seja contatado, assim que informarem ser uma pesquisa de satisfação, desligue o telefone. Imediatamente após, faça um boletim de ocorrência e informe à Frente de Combate à Fraudes contra Escritórios de Advocacia.
"Esta é uma orientação de segurança fundamental: não dialogue, desligue imediatamente. Sua voz pode ser usada para aplicar golpes em seus clientes e colegas", alertou Juliano Mandelli, presidente da OAB/SC.
"A documentação do crime através do boletim de ocorrência é essencial para que possamos informar às autoridades, para que possam seguir com as investigações e chegar até os criminosos, combatendo essa rede organizada", reforçou Thiago Degasperin, diretor executivo da OAB/SC e responsável pela Frente de Combate à Fraudes.
No site da OAB/SC, há uma página exclusiva com todas as informações da Operação de Combate ao Golpe do Falso Advogado, podendo ser acessada aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


