O presidente da OAB/SC, Paulo de Borba, acompanhado dos presidentes das comissões de Direito Bancário da OAB/SC, Luciano Peres, e de Assuntos Judiciários, Eduardo de Mello e Souza, serão recebidos nesta quinta-feira (2) pelo desembargador João Eduardo Souza Varella, presidente do TJ/SC no encontro mensal da Ordem com o Tribunal. Na oportunidade, será levado o pleito da Seccional para que seja instalado um segundo cartório na Unidade de Direito Bancário da Capital.
Segundo Luciano Peres, a unidade, implantada em 2004 com quatro juízes, hoje tem apenas um magistrado e é a vara com maior número de processos – 18 mil – sendo seis mil ainda sem o despacho inicial. “Estamos atentos à unidade de Direito Bancário para que o pleito dos advogados chegue a um sucesso absoluto”, adiantou Peres.
Segundo o presidente da Comissão, a intenção da OAB é prevenir o aumento de volume dos processos, indo aos fóruns para conhecer os problemas e propor soluções ao judiciário. “Nosso objetivo é contribuir para a prestação jurisdicional e obter melhores condições de trabalho para os advogados”, explica Paulo de Borba, presidente da OAB/SC.
Nesse sentido, a Comissão de Direito Bancário da OAB/SC lançou a campanha crédito consciente que, através de panfletos, esclarece sobre a utilização preventiva de crédito, auxiliando e dando dicas aos interessados sobre a melhor forma de obtê-lo, prevenindo futuros inadimplementos. Também abrange a consciência do interessado no momento da contratação, apresentando medidas acauteladoras para o não comprometimento da renda, em face da contratação de empréstimos ou financiamentos. “O intuito principal da campanha é a prevenção e consciência no momento da obtenção ao crédito, sendo que este deve ser realizado forma consciente e responsável, para que se possa ter tranqüilidade e segurança no seu dia-a-dia”, justifica Luciano Peres. A campanha já recebeu apoio do presidente do TJ, desembargador João Eduardo Souza Varella, e do corregedor-geral de Justiça, desembargador José Trindade dos Santos, no sentido de ampliar a divulgação da campanha pelo crédito consciente.
Para saber mais sobre campanha, clique aqui
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


