A OAB Santa Catarina mantém seu compromisso com a advocacia, entregando infraestrutura que proporciona maior dignidade, conforto e eficiência para o exercício profissional. Na tarde desta segunda-feira (24), o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, esteve em Chapecó para a inauguração de mais uma Sala de Apoio da Advocacia. A nova estrutura, localizada na Penitenciária Industrial de Chapecó, no Oeste do estado, representa um avanço significativo no acesso à justiça dentro do sistema prisional.
"Cada nova sala que inauguramos é um passo firme na valorização da advocacia e na garantia do direito de defesa. Aqui, em um ambiente adequado e digno, os advogados(as) poderão exercer sua missão com a excelência que a sociedade espera. É a OAB/SC materializando seu compromisso com a categoria e com a Justiça," afirmou Juliano Mandelli, presidente da OAB/SC.
"Para a advocacia de Chapecó, este é um marco. Ter um espaço reservado e equipado dentro da penitenciária agiliza o trabalho dos defensores e fortalece as prerrogativas da classe. É uma conquista concreta que beneficia diretamente quem atua na ponta," comentou Guilherme Matos, presidente da OAB Chapecó.
"A sala não representa só o espaço físico, mas representa também a valorização da advocacia criminal", ressaltou Eduarda Lins, presidente da comissão de Assuntos Prisionais e Direitos Humanos da OAB Chapecó e conselheira estadual da OAB/SC.
"Certamente essa sala vai atender muitos dos advogados que circulam e por aqui. Antes tinham que esperar às vezes por um determinado tempo, agora vão ter um local um pouco mais adequado", pontuou Altair Euclides Pizzatto, presidente da comissão de Prerrogativas da OAB Chapecó.
"Esta parceria com a OAB/SC é fundamental. A sala não só qualifica o trabalho dos advogados, como também se integra ao ambiente carcerário, reforçando a importância do cumprimento da lei e do acesso aos direitos, o que é um pilar da reinserção social," afirmou Maria Thereza Zandavalli, vice-presidente da CAASC.
"É uma satisfação enorme pra nós, como Polícia Penal, conseguir auxilia-los a ter esse espaço, um espaço digno, um espaço muito bem equipado.", finalizou Iuri Berwanger, diretor da Penitenciária Industrial da Chapecó.
Sobre a estrutura
A obra teve início ainda em 2024, fruto de uma parceria entre a OAB Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Administração Prisional (SEAP). Pelo acordo, a OAB/SC custeou os materiais necessários, enquanto a SEAP forneceu a mão de obra, permitindo que apenados em regime de progressão de pena trabalhassem na construção – uma iniciativa que contribui para a redução de pena e promove a ressocialização.
O novo espaço foi construído do zero e conta com acesso à internet de qualidade para uso exclusivo dos advogados e advogadas, além de mobiliário adequado, como mesas e cadeiras e um banheiro. Para utilizar o espaço, não é necessário agendamento prévio, assegurando praticidade e acesso imediato aos profissionais.
E a agenda de entregas não para: na próxima quarta-feira (26), será a vez de Pinhalzinho receber mais uma sala do "OAB Por Elas".
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


