No último dia 12 de fevereiro, representada por Andreia Scheffer e Hugo Leitão, a Comissão de Direito à Vítima da OAB/SC se reuniu no Ministério Público de SC para avançar nas propostas de ações para este ano, elencadas pelo NEAVIT - Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas, com o Promotor de Justiça, Jadel da Silva Junior à frente.
Ainda com a presença das representantes da Comissão de Combate à Violência Doméstica, Denise Marcon e Aline dos Anjos, a reunião teve como propósito fortalecer a articulação institucional e alinhar estratégias conjuntas para o enfrentamento das diversas formas de violência, com foco no atendimento humanizado às vítimas.
Visando aprimorar a rede de proteção e ampliar a atuação integrada entre as instituições do projeto, foram abordados pontos como a criação de um Grupo de Trabalho entre o MP/SC e a OAB/SC, que executará as propostas conjuntamente, além de promover capacitações e eventos, e buscar parceiros e recursos necessários para garantir uma assistência jurídica qualificada nos casos de violência doméstica.
Na ocasião, ainda foi apresentado um diagnóstico sobre a situação da casa de acolhimento destinada a mulheres vítimas de violência doméstica, atualmente sob gestão da ONG FGA (Organização da Sociedade Civil Für Gott Arbeit ). Com carências significativas de infraestrutura e recursos operacionais, a instituição receberá intervenções estruturais e fortalecimento da rede de apoio.
O Grupo de Trabalho ainda adiantou alguns dos temas que serão abordados no evento Violência e Diversidade: Diálogos, que ocorrerá no dia 10 de março, na sede da OAB/SC.
O encontro terá como tema central a diversidade e o apoio às vítimas, sendo que dentre os palestrantes convidados está Jadel Silva, que falará de violência na Diversidade: Pauta do MP; Marcia Cristina Lamego que falará sobre A violência e a Diversidade Racial, Michele Alves que abordará o tema Diversidade: o silêncio também é uma forma de violência; Denise Marcon falará sobre A violência de Gênero – Cargos de liderança e seus desafios para as Mulheres e Renan Beltrame que abordará A violência e a Diversidade – LGBTQIAP+. Mais informações em breve.



