A OAB Santa Catarina acompanhou, nesta semana, a instalação de novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs), programa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em oito municípios do Estado, em uma iniciativa que reforça o compromisso da Ordem com a ampliação ao acesso à Justiça, à cidadania e aos serviços públicos digitais. As ações, conduzidas pelo TJSC, contaram com a participação de representantes da Seccional nas solenidades de inauguração.
As instalações ocorreram na região Oeste catarinense e representam um importante avanço para as comunidades locais, ao facilitar o acesso ao Judiciário, especialmente em municípios de menor desenvolvimento. A presença da OAB/SC nesses momentos evidencia o empenho permanente da instituição na promoção de direitos e no fortalecimento de ferramentas que contribuem para um acesso mais igualitário, moderno e eficiente à Justiça.
Segunda-feira (24)
A primeira instalação da semana ocorreu no cartório de Peritiba, onde Fernando Sgarbossa, da OAB Concórdia, representou a Seccional. “Estamos falando de uma ferramenta que transforma realidades, pois aproxima as pessoas de seus direitos e cria oportunidades reais de acesso à Justiça para quem mais precisa”, destacou.
Ainda na segunda-feira (24), Daiane Vuaden, representante da Subseção de Concórdia, participou da solenidade de instalação do PID em Alto Bela Vista, realizada no cartório do município. Para ela, os pontos de inclusão representam um passo essencial para aproximar a população do Judiciário, especialmente em cidades menores.
“Com o PID, a população de Alto Bela Vista passa a ter mais autonomia para buscar seus direitos, sem a necessidade de grandes deslocamentos, o que significa mais dignidade e praticidade no dia a dia”, pontuou.
Terça-feira (25)
Treze Tílias também passou a contar com um Ponto de Inclusão Digital, instalado na Escrivania de Paz do município. Na ocasião, Marco Antonio Schaupenlehner, da Subseção de Joaçaba, representou a Seccional.
“Este ato é mais do que a abertura de um ponto de atendimento: é a consolidação de um compromisso com a modernização e com a eficiência no acesso aos serviços do Judiciário, beneficiando diretamente a população local”, afirmou.
Quarta-feira (26)
Outra cidade contemplada com a iniciativa foi Saltinho, que agora também conta com um Ponto de Inclusão Digital. Durante a solenidade, a OAB/SC foi representada por Fernanda Buratto, secretária-geral adjunta da OAB de Maravilha, reforçando o papel da instituição no apoio a ações que promovem a inclusão e acesso à Justiça.
“Mais do que oferecer uma estrutura tecnológica, o PID reafirma o compromisso com a dignidade e com a participação cidadã, garantindo que a população tenha acesso efetivo aos seus direitos em um ambiente cada vez mais digital”, mencionou Fernanda.
Quinta-feira (27)
A quinta-feira (27) foi marcada por duas instalações de Pontos de Inclusão Digital (PIDs), nos municípios de Santa Helena e Tunápolis. Em ambas as solenidades, Jairo Antonio Kohl, presidente da Subseção de São Miguel do Oeste, representou a Ordem.
Para ele, as novas estruturas representam mais do que a ampliação do acesso à Justiça: “significam um avanço concreto em inclusão, cidadania e desenvolvimento social, ao aproximar serviços essenciais do Judiciário da população local e fortalecer o exercício dos direitos fundamentais”.
Sexta-feira (28)
Os municípios de Entre Rios e Ibicaré também foram contemplados com a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) nesta sexta-feira (28), ampliando a presença de ferramentas tecnológicas voltadas ao acesso da população aos serviços do Judiciário na região.
Em Entre Rios, Márcio Luiz da Silva, da Subseção de Xaxim, representou a Ordem. Já em Ibicaré, Tatiane Aparecida Cardoso, da OAB de Joaçaba, participou da solenidade e ressaltou:
“A inclusão digital no âmbito do Judiciário significa dar voz e oportunidade à população, permitindo que mais pessoas exerçam seus direitos com autonomia e segurança.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


