Os advogados estão convidados a participar de missa comemorativa ao dia de Santo Ivo, padroeiro da justiça no dia 19 de maio (quarta-feira), às 18h15min na Catedral Metropolitana de Florianópolis. Santo Ivo nasceu em 17 de outubro de 1253 na Bretanha; era filho de Helori, lorde de Kermartin, e Azo du Kenquis. Em 1267 ele foi mandado para a Universidade de Paris, onde se graduou em direito civil. Se mudou para Orléans em 1277 para estudar direito canônico. Em 1280, quando voltou para a Bretanha após receber as primeiras ordens, foi designado como "oficial", ou juiz eclesiástico, da arquidiocese de Rennes.
Estudou as Escrituras e entrou para a Ordem Terceira Franciscana tempos depois em Guigamp. Em breve foi designado "oficial" pelo Bispo de Tréguier e aceitou a oferta em 1284. Demonstrava grande zelo e retidão no cumprimento de seus deveres e não hesitava em resistir às injustas taxações do rei, que condiderava uma invasão aos direitos da Igreja. Por sua caridade ganhou o título de advogado e patrono dos pobres.
Depois de ser ordenado, foi designado para a paróquia de Trendrez em 1285 e oito anos depois para Louanne, onde faleceu em 19 de maio. Foi enterrado Tréguier e canonizado em 1347 pelo Papa Clemente VI. É patrono dos advogados, procuradores, juízes, juristas, notários, órfãos e abandonados.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


