Em reunião hoje (1º) com o presidente da OAB/SC, Paulo Borba, e com o vice Márcio Vicari, o governador Raimundo Colombo comprometeu-se a com o repasse dos atrasados aos advogados dativos já na próxima semana. Ele justificou a demora devido à mudança da liberação das verbas que antes era feita pela Procuradoria Geral do Estado para a Secretaria da Justiça e Cidadania, e o trâmite necessário resultou no atraso.
Borba e Vicari levaram ao governador a situação angustiosa vivenciada pelos advogados dativos, que somente receberam um único pagamento em 2011, apesar das incontáveis gestões pessoais do presidente e vice da OAB/SC. “O vitorioso modelo da defensoria dativa precisa ser bom para os dois lados e, no momento, o advogado está prejudicado”, destacou Borba ao governador.
Sobre o assunto, ainda ontem (30) à noite a secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, telefonou a Borba informando que a minuta de decreto referente à alteração da competência dos pagamentos tinha finalmente sido enviado pela Secretaria ao gabinete do governador para análise, e assegurou seu empenho pessoal para resolver a questão o quanto antes.
Raimundo Colombo aproveitou o encontro de hoje na Casa da Agronômica para reafirmar sua certeza de que o modelo da defensoria dativa é o mais adequado e justo para atender às necessidades da população catarinense. Ele comprometeu-se também a assinar o decreto que altera as competências de pagamento ainda hoje.



