Fazer-se presente por toda Santa Catarina tem sido o propósito da atual gestão da OAB Santa Catarina. Nesta quarta-feira (26), o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, cumpriu agenda institucional no Oeste Catarinense, dessa vez no município de Pinhalzinho, com importantes entregas para a advocacia catarinense.
"A agenda foi de homenagens e entregas de infraestrutura para a advocacia. Nosso compromisso é facilitar o dia a dia do advogado(a) e buscar soluções que impactem efetivamente o seu cotidiano, proporcionando melhores ambientes para o exercício profissional”, ressaltou Juliano Mandelli.
Instalação da 2ª Vara de Pinhalzinho
O presidente Mandelli esteve presente na inauguração da 2ª Vara de Pinhalzinho, um grande avanço para a advocacia e população local. A solenidade ocorreu no período da tarde, no Fórum da Comarca e contou com representantes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, servidores e advogados da região.
A criação da nova unidade jurisdicional é resultado de mais de 15 anos de mobilização, envolvendo diversos atores do Sistema de Justiça e lideranças locais. Estudos e análises técnicas demonstraram a necessidade de ampliar a estrutura judiciária na região, avaliação confirmada posteriormente pela Corregedoria-Geral da Justiça do TJSC.
Com a instalação da nova unidade, duas cidades passam a integrar a comarca: Águas Frias e Nova Itaberaba, antes vinculadas às comarcas de Coronel Freitas e Chapecó, respectivamente. A mudança representa mais facilidade de acesso à Justiça para a população e para a advocacia, que estará geograficamente mais próxima de Pinhalzinho. A comarca atende atualmente o município-sede e também Nova Erechim e Saudades.
“A instalação da 2ª Vara é uma conquista histórica para a região. Representa mais celeridade, eficiência e melhores condições de trabalho para toda a advocacia”, reforçou Mandelli.
Em seu discurso, o presidente da OAB Pinhalzinho, Douglas Alan Heine, comentou sobre este importante avanço para a classe. “Uma entrega que demonstra o valor da união entre as instituições em prol da sociedade. Este é um avanço que fortalece não apenas a estrutura do Judiciário, mas também o trabalho da advocacia.”, afirmou.
“É uma conquista que amplia o acesso à Justiça e garante melhores condições de atuação para a advocacia local, que há anos acompanha essa demanda com expectativa e dedicação”, destacou Maria Tereza Zandavalli.
Entrega de mais uma sala do Projeto OAB Por Elas
Na manhã desta quarta-feira (26), o presidente Mandelli também esteve presente na inauguração de mais uma sala do Projeto ‘OAB Por Elas’ da OAB/SC. O novo espaço está localizado na Delegacia de Polícia Civil de Pinhalzinho, no bairro Baixada Pioneira.
A nova estrutura garante um local adequado para o acolhimento das vítimas, oferecendo conforto, segurança e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Esta é a 23ª sala do projeto em todo o estado e a segunda inaugurada nesta gestão. A primeira foi entregue em Araranguá, em setembro deste ano. Na configuração da nova sala, mesas e poltronas para o atendimento das vítimas e mobiliário de escritório, com mesa e computador à disposição para uso.
A sala integra o projeto conduzido pela OAB/SC, iniciado em Balneário Camboriú, quando Juliano Mandelli presidiu a Subseção, e posteriormente estadualizado, assegurando em todo o Estado espaços apropriados para atendimento qualificado nessas situações.
“O Projeto OAB Por Elas tem um impacto profundo na vida das mulheres que buscam acolhimento. Cada sala inaugurada representa mais segurança, dignidade, apoio especializado e atendimento humanizado”, destacou Mandelli.
“Então esse projeto OAB Por Elas, ele vem justamente para acolher não só a mãe, mas também essa família.”, afirmou Douglas Alan Heine.
“Principalmente as colegas que vieram junto do projeto, que assumiram isso, porque sem elas, não haveria OAB Por Elas, não teria atendimento, não teria o serviço prestado.” declarou Rosane Calixtro, presidente da Comissão OAB Por Elas da Subseção Pinhalzinho.
“Então esse trabalho vem de muitas mãos, hoje, graças a Deus, idealizado nesse momento e que nós poderemos atender toda a população, que vai ser beneficiada”, finalizou Elizandra Mayers, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Pinhalzinho (gestão 2022/24) e presidente da OAB Pinhalzinho (gestão 2016/18).
Descerramento de retrato na Galeria de Presidentes
Na primeira agenda da quarta-feira (26), Mandelli esteve na OAB Pinhalzinho para a Solenidade de Descerramento do retrato de Henrique Schuh, presidente da Subseção Pinhalzinho (gestão 2022/24). Ele foi recebido pelo atual presidente Douglas Alan Heine e por lideranças da advocacia local.
O retrato passa agora a integrar a Galeria de Presidentes da Subseção, que homenageia aqueles que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da classe na região. Em seu discurso, o presidente Mandelli ressaltou o legado deixado por Henrique Schuh e as ações realizadas durante sua gestão.
“Henrique deixou marcas importantes na história da Subseção. Sua dedicação e entrega são exemplos que fortalecem a advocacia e inspiram novas lideranças”, afirmou Mandelli.
Após o descerramento, Eduardo Schuh agradeceu e relembrou os desafios e aprendizados de sua gestão. “Quem foi presente aqui sabe que é uma tarefa difícil, que é algo que nos consome muito, mas também nos traz amizades e vivências”, relembrou.
O atual presidente da OAB Pinhalzinho, Douglas Alan Heine, parabenizou o ex-presidente homenageado. “Mas hoje, presidente Mandelli, é o dia descerramos a placa de alguém que eu me tornei amigo na caminhada, assim como o senhor. Parabéns ao Eduardo!”,
Representando a CAASC, esteve presente Maria Tereza Zandavalli, vice-presidente da instituição. “Perceber o auditório cheio com colegas que te admiram, eu acho que deve te orgulhar e deve fazer com que você perceba aí que essa caminhada dos últimos três anos fez algum sentido.”, pontuou Maria Tereza.
Estiveram presentes: Thiago Degasperin, diretor executivo da OAB/SC; Janaína Corbari, secretária-adjunta da CAASC; Marcio Sachet, presidente do OABPrev.
Advocacia de Pinhalzinho recebe presidente Mandelli para bate-papo
Após as duas primeiras agendas do dia, o presidente Mandelli se reuniu com a advocacia local em um almoço para ouvir demandas, desafios e temas de interesse coletivo. A conversa foi produtiva, marcada por escuta ativa e pela proposição de ações para melhorias que efetivamente atendam a classe.
“Estar próximo da advocacia é fundamental para compreender suas necessidades e agir de forma assertiva. Esses encontros reforçam nosso compromisso com uma gestão presente e participativa”, afirmou Mandelli.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


