Cerca de mil e quinhentos estudantes de direito de 37 centros acadêmicos reuniram-se de 20 a 22 de abril no I Congresso dos Centros Acadêmicos de Direito de Santa Catarina, realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. O tema central do evento foi “Legitimidade, Governabilidade e Estado Contemporâneo”. Organizado pela Comissão do Acadêmico de Direito da OAB/SC, o Congresso teve o objetivo de integrar os centros acadêmicos de direito de todo o estado.
Durante a cerimônia de abertura, a Comissão do Acadêmico de Direito da OAB/SC, presidida por Leonardo Borchardt, prestou uma homenagem ao presidente licenciado da Seccional, Adriano Zanotto, pelo incentivo à criação da Comissão do Acadêmico de Direito e à formação da 2ª Câmara da Comissão, que abriga representantes de todos os CAs de estudantes de direito de Santa Catarina. Desde que assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados em 1998, Zanotto trabalhou no sentido de aproximar os acadêmicos de direito com a OAB.
Entre os palestrantes do evento estavam o doutor em Direito Constitucional Paulo Lopo Saraiva, que falou sobre advocacia: direito e justiça, legalidade e legitimidade no mundo contemporâneo, a professora da PUC paulista Flávia Piovesan, que abordou a participação política das mulheres, e o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público, Carlos Ari Sundfeld, com a palestra “Parcerias Público-Privadas”.
Também participaram do evento Marçal Justen Filho, João José Leal, Lúcio de Constantino, Maria Berenice Dias, Rodolfo Pamplona Filho, Fredie Didier Jr., Leon Fredja Szklarowsky, Paulo Marcondes Brincas, Klyoshi Harada, Sônia Moraes, ministro do STJ, José Augusto Delgado e Léo da Silva Alves.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC



