O presidente da OAB/SC, Paulo de Borba, participa amanhã (5) da solenidade de instalação da Câmara Especial Regional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na Comarca de Chapecó, Oeste do Estado. O objetivo da iniciativa pioneira no país é descentralizar as atividades nas 27 comarcas abrangidas, além da cidade sede (veja quadro abaixo).
Na prática, a descentralização consiste na realização de julgamentos de recursos e apelações do Tribunal de Justiça fora de sua sede, bem como no recebimento direto de novas apelações. A solenidade será às 18h, no Salão do Júri do Fórum.
Rapidez nos julgamentos dos recursos e possibilidade para que advogados e partes acompanhem os trâmites judiciais de perto são alguns dos benefícios. A Câmara funcionará em caráter experimental por um ano, podendo ser expandida para outras regiões depois deste período.
A Câmara contará com três desembargadores, dois juízes substitutos de 2º grau e cinco servidores. Com acervo inaugural de cerca de 300 recursos, terá, inicialmente, competência restrita ao direito privado.
A Câmara funcionará no Fórum. Os julgamentos ocorrerão, temporariamente, na sala de sessão da 4ª Turma de Recursos.
Cidades beneficiadas
Abelardo Luz
Anchieta
Campo Erê
Chapecó
Concórdia,
Coronel Freitas
Cunha Porã
Descanso
Dionísio Cerqueira
Ipumirim
Itá
Itapiranga
Maravilha
Modelo
Mondaí
Palmitos
Pinhalzinho
Ponte Serrada
Quilombo
São Carlos
São Domingos
São José do Cedro
São Lourenço do Oeste
São Miguel do Oeste
Seara
Xaxim
Xanxerê
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


