A OAB/SC recebeu com entusiasmo a notícia do Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Blumenau, juiz federal Gilson Jacobsen, da assinatura, pela presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, do contrato para construção do prédio-sede da Subseção Judiciária de Blumenau.
“Esta obra é fruto do esforço conjunto de nossas melhores forças políticas em prol da comunidade”, comemora o presidente César Augusto Wolff, da OAB/SC - Subseção de Blumenau.
“Foi uma luta enorme da Seccional, da Subseção, dos advogados em geral, da comunidade, dos desembargadores e juízes federais de Blumenau, do executivo municipal, da Câmara de Vereadores, enfim, foi uma ação unida cujos esforços comemoramos hoje, complementa o presidente da OAB/SC, Paulo Borba.
Lançada a ideia durante a gestão da conselheira estadual da OAB/SC Eliana Maria Cordeiro Zimmermann, então presidente da Subseção, ela lembra que foi fundamental o compromisso do Executivo Municipal de Blumenau e a aprovação pela Câmara Municipal da doação do terreno. O decreto de utilidade pública foi assinado pelo então prefeito Décio Nery de Lima e a indenização efetivada pelo prefeito João Paulo Kleinübing. Já o conselheiro estadual José Elvas de Aquino Neves recorda que foram inúmeras as reuniões com o então diretor do Foro juiz federal Adamastor Nicolau Turnes, que não mediu esforços em torno da solução de diversas questões relativas à área desapropriada e a alocação de recursos orçamentários.
Atendendo a um pedido da OAB, o deputado federal Paulo Roberto Barreto Bornhausen apresentou emenda ao orçamento da União de 2011 e garantiu que a obra continuasse dentre as prioridades de execução, mesmo com os cortes orçamentários ocorridos no ano anterior.
Blumenau também contou com o apoio irrestrito do diretor do foro da Circunscrição Judiciária de Santa Catarina, juiz federal Alcides Vettorazzi, nas palavras do presidente do Conselho Seccional da OAB/SC Paulo Roberto de Borba, que acompanhou diversas reuniões em Blumenau, Florianópolis e na presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.
Segundo nota divulgada pelo Tribunal nesta quarta-feira (25/01), a execução da obra terá prazo máximo de 42 meses, contados a partir do início dos trabalhos, que devem começar na segunda quinzena de março deste ano. O prédio, com área de 13,9 mil metros quadrados e dez andares, sendo dois para estacionamento e serviços, reserva espaço para dez varas federais.
Fonte: Subseção de Blumenau
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


