O presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, com os diretores Luiz Mário Bratti (Tesoureiro), Ana Cristina Blasi (Secretária Geral) e Sandra Krieger Gonçalves (Secretária-Adjunta e Corregedora do TED), reuniu-se nesta segunda-feira, pela primeira vez na atual gestão, com os desembargadores eleitos para o Tribunal de Justiça pela vaga do Quinto Constitucional. A reunião teve por objetivo uma aproximação da entidade com os magistrados, em prol de uma agenda em favor da Advocacia.
Participaram do encontro os desembargadores João Henrique Blasi, Jorge Borba, Fernando Carioni e Salete Sommariva. Na pauta, assuntos de interesse da Advocacia, como a Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários e a implantação do Processo Judicial Eletrônico na Capital.
Lançada pelo Conselho Federal há poucos dias, a Campanha pela Dignidade dos Honorários ganhou a adesão da Seccional num evento na semana passada, que contou com a participação do presidente em exercício da OAB, Claudio Lamachia. A diretoria detalhou os objetivos da campanha e pediu aos desembargadores que apoiem a causa, assim como solicitou apoio à revogação da Súmula 306, que estabelece a compensação dos honorários de sucumbência.
Os diretores também expressaram sua preocupação com a implantação do processo judicial eletrônico no País e reafirmaram a posição dos advogados. A entidade defende o processo, mas quer a sua unificação e implantação gradativa, com uso simultâneo do sistema antigo, até que o processo eletrônico esteja consolidado.
A manutenção da Câmara Especial de Chapecó e a acolhida do Judiciário às causas da Advocacia, dentre outros assuntos, também entraram na pauta da reunião. “O desembargador Cláudio Dutra abriu as portas do Tribunal para a OAB desde o início desta gestão, o que nos permite antever um relacionamento amistoso e profícuo durante os próximos anos”, disse Cavallazzi.
Os desembargadores Ronei Danielli e João Batista Góes Ulysséa não puderam comparecer ao primeiro encontro da OAB/SC com os desembargadores do Quinto, mas encaminharam justificativas. Uma nova reunião será agendada no segundo semestre.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


