Protagonismo feminino: OAB/SC valoriza e amplia a participação da mulher

26/09/2018 - Geral

Comissoes da Mulher.jpg Comissões da Mulher advogada foram ampliadas e fortalecidas em todo o estado

Uma das principais constatações da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Luciane Mortari Zechini, é a ampliação da participação das advogadas na OAB/SC nestes três últimos anos. "Com exceção das duas Subseções recentemente criadas, que ainda estão organizando a sua estrutura, todas as demais 47 Subseções agora contam com a Comissão da Mulher Advogada, fenômeno nunca visto anteriormente", contabiliza. Essa participação feminina é importante porque, além de representar apoio para um melhor atendimento na defesa das prerrogativas da mulher, também presta um suporte social à mulher na comunidade. Além disso, a OAB/SC conta com a advogada Claudia da Silva Prudêncio na Diretoria, no cargo de secretária-geral adjunta, e tem ainda duas conselheiras federais, Sandra Krieger Gonçalves e Reti Jane Popelier. 

No Conselho Estadual, a presença feminina soma 21 integrantes. Já as Subseções da OAB/SC contam atualmente com cerca de 30% dos cargos de presidente preenchidos por mulheres. Houve também um número recorde de mulheres advogadas nomeadas para as presidências de Comissões estaduais da Seccional: foram mais de 20. "Ampliamos a representação da mulher de acordo com o princípio 'mulheres na política e política para mulheres'", explica Luciane. Segundo ela, isso decorre do estímulo que a Seccional promoveu junto ao contingente feminino da advocacia, com participação ativa da Comissão Estadual. "De igual forma, trabalhamos no sentido de encorajar estas mulheres no sentido de se fazerem presentes nos eventos da OAB, demonstrando a união e a força da mulher advogada", complementa. 

Mereceu total atenção das comissões da Mulher Advogada neste período também, a defesa das profissionais por assédio, principalmente dentre as jovens, além da realização de vários eventos de capacitação, incentivo e divulgação de ideias voltados ao público feminino. Um dos mais importantes foi a VI Jornada Catarinense da Mulher Advogada, realizada em 2017, em Joinville, que teve como uma das principais deliberações a divulgação do “Movimento Mais Mulheres na OAB”, promovendo a conscientização da advogada quanto à sua capacidade intelectual e seu poder de agir frente à instituição. 

O papel da mulher no ambiente de trabalho também teve destaque na Jornada Catarinense, bem como discussões sobre o machismo e violência. Tema que voltou à pauta institucional na Conferência Estadual da Advocacia, realizada em maio de 2017 em Criciúma, com amplo debate sobre a Lei Maria da Penha. A Comissão inovou, ainda, ao criar o 1° Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada, com edições anuais em 2016, 2017 e 2018, em Florianópolis, São Francisco do Sul e Navegantes; a 1ª e 2ª Jornada Litorânea da Mulher Advogada, em Itajaí, em 2016, e em Navegantes, em 2018; participou e apoiou o VII Encontro da Mulher Advogada, em Joinville, em 2016, além de criar campanhas de valorização da mulher e de participar de eventos voltados à sociedade como palestras e seminários.

revista-Claudia Prudencio.jpg

Representação na OAB/SC - além do expressivo número de mulheres na presidência de Subseções, Conselho Estadual e Comissões da OAB/SC, o público feminino também está bem representado na gestão atual da instituição. A advogada Claudia da Silva Prudêncio exerce as funções de Secretária-geral adjunta e de Corregedora-geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional. Claudia também amplia a participação das advogadas no cenário nacional, como Conselheira da Comissão Nacional da Mulher do Conselho Federal da OAB.


 

revista-Sandra Krieger.jpg

Representação no CNMP - a Seccional conta ainda com uma representante catarinense feminina no Conselho Nacional do Ministério Público, órgão responsável pela fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil. Indicada pelo presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, com resolução aprovada por unanimidade pelo plenário do Conselho Federal, a Conselheira Federal Sandra Krieger Gonçalves exerce desde abril de 2017 a função de representante da diretoria do Conselho Federal da OAB junto ao CNMP.

 

 

 

PRÓXIMA ->

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias