Conjunto de medidas fortalece as Subseções da Seccional

25/09/2018 - Geral

Colegio Chapeco.jpg Dirigente do TJSC participou de toda a programação nos dois dias do Colégio

Nos últimos três anos uma série de medidas adotadas na gestão resultou no fortalecimento das Subseções da Seccional catarinense. Preservação da sua autonomia, repartição de receitas a partir de critérios objetivos e a participação do Colégio de Presidentes de Subseções na tomada de importantes decisões administrativas e financeiras são algumas delas.

Mas neste período foram realizados também investimentos que aproximaram as representações da OAB/SC no interior do Estado da sede, com destaque para a implementação de um sistema de intranet que lhes permitiu acesso online aos sistemas e aplicativos, em comunicação rápida e acessível com a Seccional, resultando também em economia de recursos e em prática sustentável, pela redução do uso de papel.

Outra importante ferramenta de fortalecimento foi a interiorização da Escola Superior de Advocacia (ESA), que promoveu eventos de capacitação em todas as Subseções da OAB/SC, permitindo a qualificação por intermédios de cursos presenciais mais próximos da advocacia catarinense.

Presidente do TJSC comparece ao Colégio de Presidentes e recebe os pleitos de cada Subseção

Iniciativa inédita na história do Judiciário catarinense, e que denota a prioridade dada ao fortalecimento das Subseções na atual gestão, foi o gesto do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Rodrigo Collaço, no XC Colégio de Presidentes de Subseções realizado em maio de 2018 em Chapecó. A convite do presidente da Seccional, Paulo Marcondes Brincas, ele se fez presente nos dois dias do encontro e, acompanhado do desembargador André Dacol, ouviu individualmente apontamentos e sugestões dos Presidentes das Subseções da OAB/SC sobre a prestação jurisdicional no primeiro grau.

Os encontros individuais ocorreram a partir de uma solicitação de Brincas, prontamente atendida por Collaço, em um esforço conjunto para a promoção de melhorias nas Comarcas. Durante os atendimentos, de cerca de 10 minutos cada, Collaço registrou as demandas de cada uma das Subseções da OAB/SC e destacou que o material vai integrar o dossiê sobre a estrutura do Poder Judiciário que vem sendo elaborado. No fim de abril de 2018, Brincas entregou em mãos ao dirigente do TJSC um extenso relatório sobre a situação da primeira instância na Justiça estadual, produzido pelos Presidentes das Subseções da OAB/SC, que então tiveram a oportunidade de explanar seu conteúdo pessoalmente.

O presidente da Seccional catarinense enalteceu o gesto do desembargador e destacou que os efeitos desta parceria serão transformadores para o Judiciário e para a advocacia catarinense. “É de uma grandiosidade inimaginável. O que essa união vai proporcionar será sentido por todos que precisam da justiça e de seus direitos preservados e defendidos. Tenho convicção de que essa atuação conjunta e aproximação entre a OAB/SC e o TJSC  é uma iniciativa que trará benefícios a toda a sociedade catarinense” ressaltou Brincas, agradecendo pela disponibilidade e sensibilidade do presidente do Poder Judiciário.

SC tem mais cinco Subseções instaladas

revista-Subsecao Garopaba

Com unânime apoio do Conselho Estadual na aprovação, desde 2016 a Seccional catarinense conta com cinco novas Subseções. Hoje há um total de 49 em atividade, tendo sido instaladas nesse período as de Orleans, São Lourenço do Oeste, Maravilha,Turvo e Garopaba. "Demos um importante passo em uma de nossas metas de gestão, que é a melhoria da estrutura à disposição da advocacia em todos os polos de Santa Catarina, de forma mais presente e mais acessível ao associado", destaca  o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas.

Inaugurada em novembro de 2016, a 45ª Subseção, no município de Orleans, abrange as comarcas de Orleans e Lauro Müller e oferece nos Fóruns destes municípios salas equipadas para os advogados. “Também temos atuado para intensificar o contato com magistrados locais, levando particularidades da região e situações pontuais. Observamos que diversos ajustes vêm sendo feitos e que estamos sendo atendidos, principalmente no que tange à celeridade processual”, explica o presidente Valdir Bianco.

No início de 2017, foi a vez de ser instalada oficialmente a 46ª Subseção, em São Lourenço do Oeste. "Era um anseio muito grande da advocacia aqui da região, que foi atendido em prol dos profissionais do Oeste catarinense”, comemora o presidente Renato Grahl. A 47º Subseção, em Maravilha, no Oeste Catarinense, atendendo a demanda da cidade de Maravilha e dos municípios limítrofes, foi inaugurada em fevereiro de 2018. Para o presidente Tiago Mozzaquatro Fantinel, a instalação em Maravilha é um fato relevante para toda a comunidade, já que era um pleito antigo da região. "A partir do seu efetivo funcionamento, os advogados e advogadas agora têm maior facilidade e economia nos serviços e demandas junto à Seccional. Agora temos a certeza de que a OAB está mais perto dos seus associados", destaca.

Em julho de 2018 foi instalada a 48ª Subseção, em Turvo. “É com muita honra que a partir de agora a nossa Subseção estará à disposição da advocacia de toda região. Nos comprometemos a melhor representar os advogados em seus pleitos e dar a devida atenção ao seu papel na sociedade”, considera o presidente Éter Jesus da Cunha Pinto. Em agosto de 2018 foi instalada a 49ª Subseção, em Garopaba. O presidente Paulo Ernandorena destaca o impacto que a estrutura deve gerar na comunidade local. “Uma delas é a construção do Fórum do município, que já tem verba destinada e só aguarda o terreno prometido pela Prefeitura Municipal”, disse.