Campanha ao eleitor evolui para qualificar seu voto e alertar sobre condutas dos candidatos

25/09/2018 - Geral

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Às vésperas dos pleitos eleitorais de 2016 e 2018, a OAB/SC lançou duas grandes campanhas junto à sociedade, em parceria com a justiça eleitoral e outras entidades. Em 2016 a campanha Vote Consciente ressaltou a responsabilidade do eleitor ao votar. E, se naquele ano o foco foi ressaltar a relevância do papel do eleitor, para 2018 a iniciativa evoluiu para também fornecer informações para ajudar o eleitor na escolha dos seus candidatos e na fiscalização das condutas de candidatos e agentes detentores de mandato.

Lançada em 29 de agosto de 2018, a campanha Vote com Responsabilidade tem 17 entidades parceiras com o objetivo de alertar o eleitor para a sua responsabilidade e para que seja também um agente de fiscalização, negando o acesso aos candidatos que mantêm velhas práticas políticas, como a compra de votos, a distribuição irregular de recursos, o comparecimento a inaugurações de obras e a realização de publicidade institucional que não tenha caráter de urgência e de necessidade pública - condutas estas vedadas a agentes detentores de mandato no período que antecede o pleito. “Personificar os investimentos públicos na pessoa do agente político com intuito eleitoral ainda é conduta comum, porém ilegal e atrasada”, exemplifica o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas.

“A campanha Vote com Responsabilidade busca despertar a responsabilidade política no eleitor e ajudá-lo a identificar candidatos que porventura descumpram essa normativa, permitindo que a população tenha mais conhecimento na hora de escolher seus representantes, e, por consequência, qualificando o seu voto", destaca o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, Pierre Vanderlinde.

Em 2016 as peças foram divulgadas pelos veículos do então Grupo RBS, hoje NSC - jornais, emissoras de rádio e televisão, além das redes sociais. Em 2018, com a adesão maciça da população às redes sociais e aplicativos de conversa instantânea, a campanha voltou-se ao ambiente digital, com peças gráficas e vídeos para serem compartilhados nesses canais, buscando também o engajamento da população na divulgação do conteúdo.

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Assessoria de Comunicação da OAB/SC


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