SC ganha Dia Estadual de Lutas e Defesa pelas Prerrogativas Profissionais da Advocacia

24/09/2018 - Geral

Pleno Dia Estadual.jpg Conselheiro estadual Luiz Fernando Ozawa formulou proposição ao Pleno em 2016

Em um movimento da atual gestão para a conscientização geral e mobilização da categoria, a OAB/SC definiu o dia 24 de maio como o Dia Estadual de Lutas e Defesa pelas Prerrogativas Profissionais da Advocacia. A data coincide com o dia da morte do advogado Roberto Caldart, da Subseção de Palhoça, assassinado em 2016 no momento em que atendia clientes em um caso de desocupação de imóvel.

A decisão foi aprovada pelo Conselho Pleno da Seccional em julho de 2016 e o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, também propôs ao Conselho Federal da Ordem que uma data nacional seja adotada em todo o País como um marco na luta contra os casos de violação às prerrogativas profissionais dos advogados. “A data faz parte de uma luta que será cada vez mais intensificada”, afirma.

No relatório que apresentou ao Conselho Pleno solicitando a criação do Dia Estadual, o conselheiro Luiz Fernando Ozawa lembrou que diariamente, em todos os rincões do Brasil, advogados têm suas prerrogativas profissionais ameaçadas e ressaltou a gravidade da situação. "Toda e qualquer pessoa, do poder público inclusive, que desrespeita um direito profissional, também é responsável pela morte da advocacia”, escreveu o conselheiro.

PRÓXIMA ->

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias