10/10/17  |  Geral

Saúde da mulher e sua atuação na sociedade, na política e na OAB foram abordados por Conselheira Federal e Diretora da Seccional

Sandra e Claudia.jpg

A falta de políticas públicas de promoção à saúde da Mulher foi um dos temas abordados na palestra “Direito Fundamental à Saúde da Mulher: Perspectivas e Transformações” da conselheira federal Sandra Krieger Gonçalves, durante a Jornada da Mulher Advogada. Sandra mostrou a evolução de atenção à saúde da mulher no Brasil, que ainda deixa muito a desejar na área preventiva. Segundo ela, “as ações ainda limitam-se a reação em casos de epidemias”. Alertou ainda sobre o que o executivo deixa de fazer e o judiciário precisa assumir. “Para ter acesso a tratamentos não previstos ou aprovados por órgãos de regulamentação, as pacientes precisam buscar na justiça”, explicou. Outro destaque de sua palestra foi a violência doméstica. A mesa foi presidida pela conselheira estadual Maria Tereza Zandavalli Lima.

A presidente em exercício da Subseção de Joinville, Simone Brummer, presidiu a mesa da palestra da diretora da Seccional Claudia Prudêncio, que em um discurso intenso contou sua história na política, desde a universidade até chegar à diretoria da OAB/SC. Cláudia abordou o tema “O papel da Mulher na Sociedade, na Advocacia e na Política”. “A gente faz política indo de porta em porta, viajando, conversando, trabalhando o tempo todo. E tudo precisa ser feito com amor e entusiasmo”, destacou.
Cláudia falou ainda da pouca participação das advogadas em cargos diretivos, tanto na OAB/SC, como nos grandes escritórios de advocacia e na política em geral. “As mulheres ainda não votam em mulheres, mas podemos reverter esse quadro”. Disse ainda que seu projeto é de inclusão, de participação conjunta e equivalência entre homens e mulheres. “Queremos chegar junto e andar lado a lado, sendo atendidas e respeitadas”, conclui.