Com reportagens e encontros regionais, iniciativas valorizam a advocacia

25/09/2018 - Geral

Campanha calar advocacia.jpeg

Nestes últimos três anos a OAB/SC esteve à frente de importantes campanhas para a valorização da advocacia, seja em movimentos estaduais ou em ações mais voltadas para Subseções específicas, de acordo com necessidades regionais. Em 2017, campanha realizada em parceria com o Grupo RIC buscou mostrar que o advogado é indispensável à justiça e que o maior prejudicado é o cidadão quando o defensor não pode fazer o seu trabalho. Foram produzidos materiais para divulgação televisiva, em jornais e na internet, incluindo os canais oficiais da Seccional. Com o tema “Calar a advocacia é silenciar os direitos das pessoas”, a campanha contemplou ainda uma série de reportagens sobre os desafios da profissão.

As campanhas fazem parte da estratégia da atual gestão de trabalhar em prol do fortalecimento da profissão. “A advocacia é indispensável à justiça e esta condição precisa ser compreendida em todo o seu significado, especialmente pela sociedade em geral”, explica o presidente Paulo Marcondes Brincas. Em 2016 foram promovidos também movimentos regionais, como o da Subseção de Criciúma, que lançou uma campanha de valorização profissional. “Valorizar o advogado no exercício de sua profissão é garantir à sociedade que os seus direitos serão defendidos até o último grau de jurisdição”, destacou, na época, o então presidente da Comissão de Prerrogativas da Subseção, Luiz Henrique Baldessar Gava.


 

Credencial da OAB: símbolo de credibilidade e confiança

Com objetivo de reforçar para a população a importância de um profissional da advocacia qualificado, capacitado e reconhecido, a OAB/SC deu início em 2018 a uma nova campanha institucional centrada em um ícone forte, que transmite respeito, credibilidade e confiança: a credencial da OAB. Lançada em março de 2018, em Chapecó, na etapa Oeste do Congresso Nacional sobre o Novo Código de Processo Civil, a campanha “Carteira da OAB: todo o advogado tem”, valoriza a importância da ética da advocacia e as legalidades da profissão.

Junto à sociedade em geral, o objetivo é fazer os cidadãos refletirem sobre a escolha de um profissional. Na área do Direito, a OAB atua como um certificador de ética e qualidade, passando credibilidade aos profissionais e confiança aos cidadãos. Por isso, a credencial da OAB deve ser exigida por todos na hora de contratar um defensor. Para a advocacia, a campanha mostra a importância de estar na legalidade e atuar com ética, destacando a importância da credencial da OAB. "É uma campanha para a valorização do advogado, ressaltando a importância do documento que é a credencial oficial do profissional. E também para orientar a sociedade a cobrar mais esta habilitação, para ter a certeza de que será devidamente representada por um profissional qualificado", explica o coordenador do Sistema Estadual de Fiscalização, Fernando Drey.

A campanha está em circulação com vídeos institucionais, propagandas em jornais, publicações em mídias sociais, promoção de cursos e de palestras em universidades e divulgação de diferentes cartazes ao longo de 2018. Antes do seu lançamento, foram promovidas visitas e reuniões em todas as regiões do Estado e também uma aproximação maior da OAB/SC com as faculdades de Direito das diferentes universidades catarinenses, trabalho que está sendo intensificado.

PRÓXIMA ->

Assessoria de Comunicação da OAB/SC



Últimas notícias