A OAB/SC, por meio da Comissão de Inclusão Digital, e a Softplan vêm debatendo propostas que resultem em melhorias na experiência dos usuários do sistema SAJ, utilizado pelo Judiciário. Para mapear as principais demandas dos advogados, foi realizada uma dinâmica com membros da comissão e voluntários, sob a coordenação da presidente da Comissão de Inclusão Digital, Juliana Foggaça, e o diretor-executivo da Softplan, Ilson Stabile.
Os participantes reorganizaram o conteúdo do portal usando fichas de papel e notas post-its. Cada um propôs a sua própria arquitetura de informação com base em ordens de informação e frequência de uso dos conteúdos. Com isso, foi possível mapear dificuldades recorrentes.
“Melhorar a usabilidade do e-SAJ é torná-lo mais eficiente e intuitivo”, explica Ilson Stabile. A presidente da comissão explica que melhorar o sistema é uma demanda trazida pelos próprios advogados no Colégios de Presidentes de Subseções. “O nosso objetivo é apresentar um portal que corresponda às necessidades dos profissionais da advocacia, com melhorias na usabilidade e resultados satisfatórios”, explica.