OAB Vai à Escola: exercício e estímulo à cidadania junto às comunidades

26/09/2018 - Geral

Lanca cartilha oab escola.jpg Cartilha lançada em 2018 vai ajudar a ampliar projeto, que de 6 passou a ser desenvolvido em 27 Subseções

Uma das ações mais próximas das comunidades que a OAB/SC realiza é por intermédio do projeto OAB Vai à Escola, conduzido pela Comissão que leva o mesmo nome. É um trabalho essencialmente pedagógico, que promove e estimula a cidadania na sociedade a partir de ações realizadas junto a instituições de ensino. Um dos principais focos é prestar orientações e auxiliar na promoção da aplicação, na prática, da legislação pertinente à educação. Mas a atuação da Comissão vai além: o projeto também é referência no esclarecimento de dúvidas e informações sobre a atuação e atribuições dos órgãos relacionados às instituições de ensino. 

Dentre os temas que já foram tratados pelo projeto em inúmeras palestras, eventos de capacitação, reuniões de orientação e ações junto ao público, estão o combate ao bullying no ambiente escolar, educação financeira, o combate ao trabalho infantil, Estatuto da Criança e do Adolescente e o fomento ao empreendedorismo nos jovens - inclusive este último contou, em 2018, com treinamento oferecido pela Comissão às Subseções da Seccional, para capacitá-las no projeto Empreendedores para o Futuro, realizado com parceiros. "O objetivo é inspirar nossos jovens a buscarem cada vez mais conhecimento e qualificação profissional. A serem empreendedores não só na escola, no trabalho, mas, em sua vida como um todo", explica a presidente da Comissão OAB vai à Escola, Herta de Souza. 

Cartilha para ampliar atuação em SC

revista-CartilhaOABEscola.jpg

 

Em junho de 2018 a Comissão promoveu o lançamento de uma cartilha didática com o nome do projeto, "OAB Vai à Escola", contendo informações para orientar as atividades desenvolvidas pelo programa educacional em todo o Estado. "Percebemos que havia a falta de material semelhante e vimos a possibilidade de criação de uma identidade estadual do projeto. Já ampliamos de seis cidades com Comissões locais OAB Vai à Escola, para 27 Subseções. Agora, com a cartilha, nossa intenção é padronizar e desenvolver ainda mais a iniciativa”, explica Herta. O material é resultado de um amplo debate com todas as Comissões OAB Vai à Escola das Subseções. A publicação conta com noções de Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal e Direito do Trabalho, orientando os profissionais acerca das diversas temáticas trabalhadas pelas equipes que coordenarão os debates do projeto.

  

PRÓXIMA ->

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias