“O sucesso se constrói no trabalho diário, quando atuamos naquilo que amamos e fazendo a diferença na vida das pessoas”, diz presidente da OAB/SC em bate-papo com estudantes de Direito

15/05/2019 - Geral

Carreiras Jurídicas.jpeg

O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, participou de um bate-papo na tarde desta quarta-feira (15), com estudantes do curso de Direito de uma faculdade em Florianópolis.

A participação ocorreu no Ciclo de Palestras sobre Carreiras Jurídicas, evento universitário para alunos das fases finais e prestes a entrarem no mercado de trabalho. A ideia foi aproximar o dia-a-dia de diversas profissões, para ajudar na escolha dos graduandos. Além de promover a troca de conteúdos entre os participantes.

Na ocasião, o presidente da OAB/SC dividiu suas vivências profissionais com a plateia e os convidados: a promotora de Justiça, Júlia Wendhausen Cavallazzi; a juíza do Trabalho, Renata Felipe Ferrari; e o procurador do estado, Zany Estael Leite Junior; além da vice-diretora geral e diretora do Núcleo de Processo Civil da ESA/SC, Isabela Medeiros, também professora da instituição e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Prática de Direito da faculdade.

Em sua fala, Horn destacou as mudanças verificadas na advocacia desde que iniciou sua carreira, incentivando os estudantes a buscarem novas áreas de atuação. “Naquele período o que fizemos foi ingressar em uma área que estava em expansão, o Direito societário. Com especialização nesse tema, alcançamos esse nicho de mercado e conseguimos solucionar grande parte dos litígios societários e familiares de grandes empresas instaladas em Santa Catarina. Mas as soluções que encontramos à minha época não são as soluções de hoje, embora a motivação seja semelhante: buscar um ramo e uma atividade em que se sinta confortável para fazer o seu trabalho”, contou.

O presidente da Seccional também fez um resgate histórico da falta de regulamentação da advocacia, até a década de 30, com a criação da Ordem; e a abertura do mercado na década de 80 após a Constituição, com a atuação segmentada da classe (por áreas de especialização). Rafael Horn também mencionou a evolução da tecnologia e a influência da inteligência artificial. “É uma realidade que tem modificado a forma de gestão dos escritórios de advocacia. E sendo a tecnologia algo que a geração de vocês tem afinidade, é importante levá-la em consideração. Especialmente a Ordem também deve estar atenta à nova forma pela qual a profissão da advocacia passa a ser desenvolvida”, argumentou Horn ao falar das lawtechs, por exemplo.

Por fim, o presidente da OAB/SC definiu-se como um profissional realizado pela escolha da carreira na advocacia e lembrou o empenho necessário para consolidação dos objetivos profissionais. “O sucesso se constrói no trabalho diário, quando atuamos naquilo que amamos e fazendo a diferença na vida das pessoas”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC

  • 15052019 Bate papo Carreiras Jurídicas (2).jpeg

  • 15052019 Bate papo Carreiras Jurídicas (3).jpeg


Últimas notícias