Investimento no aprimoramento da advocacia alcança mais de 415 mil participantes

25/09/2018 - Geral

Congresso Civil em Florianopolis.jpg OAB/SC realizou mais de 2.000 congressos, seminários, palestras, cursos presenciais, telepresenciais e de pós-graduação

O investimento no aprimoramento e capacitação da advocacia catarinense é uma das grandes marcas do último triênio na OAB/SC, graças à prioridade estabelecida pela atual gestão. “Somente com informação de qualidade é que nossa classe estará preparada para enfrentar as adversidades à profissão, como o avanço da inteligência artificial. Investimos na propagação de conhecimento com o intuito de preparar a advocacia para as transformações da profissão, em busca de um novo e moderno olhar para o futuro”, explica o presidente Paulo Marcondes Brincas. 

Essa diretriz levou a Seccional a números recordes: de 2016 até o fim de 2018 um público superior a 415 mil participantes terá sido alcançado em mais de 2.000 eventos como congressos, seminários, palestras, cursos presenciais e telepresenciais, realizados pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e pelas 84 Comissões da Seccional. Hoje há mais de 250 professores de todo o País cadastrados na ESA e 210 alunos tiveram a oportunidade de participar ainda de cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização voltados para a advocacia.

À frente da ESA, o advogado Pedro Miranda de Oliveira ressalta que a escola tem se dedicado a ampliar seu alcance numérica e qualitativamente, para atender de forma mais qualificada e ampla a todos os advogados e advogadas catarinenses. “Hoje temos em Santa Catarina cerca de 35 mil profissionais da advocacia ativos. Ao compararmos esse número com as participações somente em cursos presenciais percebemos um alcance maior do que a quantidade de profissionais no Estado”, ilustra, lembrando que a ESA terá contabilizado 356 cursos presenciais até o fim de 2018. Além da Seccional em Florianópolis, a escola conta atualmente com polos telepresenciais nas unidades das Subseções de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Rio do Sul e Tubarão.

Já as Comissões da OAB/SC realizaram mais de 130 eventos no mesmo período. É delas que partem as propostas de muitos congressos, seminários, palestras e cursos de atualização, muitos deles, inclusive, voltados à participação da sociedade. Ao todo são 84 comissões que desde o início do triênio estão divididas em três linhas temáticas – Acadêmicas, de Gestão e Sociais. “As Comissões promovem a interação da OAB/SC com a advocacia e com os cidadãos. Elas permitem o debate aprofundado e o estudo sobre temas de interesse da advocacia”, observa o coordenador-geral das comissões, Orlando Celso da Silva Neto.


OS NÚMEROS 
(triênio 2016 a 2018)

Público alcançado em capacitações: mais de 415 mil
Eventos de capacitação realizados: mais de 2.000 (congressos, seminários, palestras, cursos presenciais, telepresenciais e de pós-graduação)
Número de professores cadastrados: mais de 250, de todo o Brasil

 

TV ESA oferece mais de 300 horas de conteúdo gratuito

revista-TVESA.jpg

Cumprindo com o compromisso de desenvolver atividades que contribuam para a atualização dos advogados catarinenses, a Escola Superior de Advocacia conta desde 2016 com a TV ESA, fruto de investimento em um sistema que permitiu capilarizar o alcance da instituição, tornando-a acessível a qualquer tempo e distância. As palestras apresentadas nas etapas regionais do Congresso Nacional do Novo CPC, que ocorreu em diversas cidades, fazem parte do material disponibilizado e estão atualmente entre os conteúdos mais procurados.

Inovando no acesso ao conhecimento, a TV ESA contabilizará, até o fim de 2018, mais de 300 horas de programação gratuita distribuídas em mais de 400 vídeos. A plataforma já alcançou mais de 296 mil espectadores. O conteúdo está disponível no site www.esa-sc.org.br. Entre outros temas de grande procura estão os cursos completos sobre o novo CPC e a reforma trabalhista, e o simpósio de direito previdenciário.

TV ESA:

300 horas de conteúdo
400 vídeos disponíveis
296 mil espectadores


Compromisso anual de chegar a todas as Subseções é cumprido com mais de 350 cursos presenciais

revista-Eduardo Mello.jpg

Com apoio da Diretoria da OAB/SC, o diretor Pedro Miranda estabeleceu uma meta: a cada ano, levar cursos presenciais da ESA para todas as Subseções da Seccional. Pelo terceiro exercício consecutivo a meta foi cumprida, somando mais de 350 cursos presenciais realizados em todas as Subseções da OAB/SC no Estado desde 2016. “O maior legado que estamos deixando é a interiorização da Escola. Hoje temos mais de 250 professores cadastrados em todo o País e um portfólio enorme em pós-graduação. Desde o início nos propusemos e conseguimos atender a todas as Subseções do Estado. Hoje temos uma Escola democrática, que não teria se tornado possível sem a autonomia absoluta e o incentivo que recebemos do presidente Paulo Marcondes Brincas e do diretor-tesoureiro da Seccional, Rafael Horn”, destaca Miranda.

Palestras por todo o Estado também contaram com conteúdo qualificado, como as realizadas pelo Conselheiro Estadual Eduardo Mello e Souza em diversas Subseções. E uma das capacitações que também levou conhecimento especializado para todas as Subseções foram as palestras sobre o CPC, realizadas nos últimos três anos e sempre com temáticas diferentes sobre o novo Código - conteúdos foram gravados em Florianópolis e, inclusive, estão disponíveis gratuitamente para a advocacia na TV ESA. Foram variados os temas contemplados no interior do Estado, sempre com preferência aos assuntos mais requisitados pelos advogados e advogadas e atendendo às solicitações dos presidentes das Subseções. Dentre eles, reforma trabalhista, gestão de carreira e escritório, direito da família e direito previdenciário.

 

PRÓXIMA ->

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias