Foco no cumprimento do Estatuto do Idoso e na inclusão digital profissional

26/09/2018 - Geral

Dia Mundial Idoso.jpg Marilene Campos (esq) apresentou dados sobre idosos em painel na sede da Seccional

Garantir a aplicação da lei e acompanhar as políticas públicas de promoção da inclusividade dos idosos é um dos principais focos da OAB/SC, por intermédio da Comissão de Direito da Pessoa Idosa. Muitas das ações são desenvolvidas com entidades parceiras que também realizam programas em prol deste público, como o Serviço Social do Comércio (SESC). 

Com a entidade é desenvolvido um programa, por exemplo, que leva equipes da Seccional a campo, em contato direto com idosos, e que acaba por alcançar resultados ainda mais amplos. "É um trabalho voltado também ao aprendizado da maturidade. Prestamos orientação jurídica somente para idosos, mas envolvemos nesta atividade a jovem advocacia, para colocá-la em contato com a terceira idade e ampliar o aprendizado sobre o Estatuto do Idoso e  ainda sobre a paciência e atenção que esta fase da vida requer de todos nós", explica a presidente da Comissão, Marilene Francisca de Campos. 

A inclusividade dos idosos, destaca, passa ainda pela transmissão de conhecimento, mais ainda quando este é um diferencial na atuação profissional. Por isso a Comissão está lançando um programa de inclusão digital para os advogados com idade acima de 60 anos, também em parceria com o SESC, para capacitá-los com sistemas e aplicativos tecnológicos. "O processo digital é uma realidade e a advocacia é uma atividade longeva, que atualmente requer esse aprimoramento para quem iniciou a atividade na época em que somente se usava o papel", considera Marilene. 

A Comissão também promoveu diversos eventos para debater a implementação de políticas públicas e a aplicação do Estatuto, e também para discutir problemas pontuais e comuns com o público idoso, como a violência física, financeira e patrimonial, capacitando a advocacia catarinense para atuar com estes temas, como o painel realizado em 2018 no Dia Mundial do Idoso.

PRÓXIMA ->

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias