Em cerimônia de jubilamento, OAB/SC homenageia profissionais da advocacia

15/05/2018 - Geral

Jubilamento.jpg

A noite da terça-feira (15) foi de homenagens na Seccional. Em cerimônia de jubilamento, a OAB/SC prestou reconhecimento público a 31 profissionais da advocacia. Compuseram a mesa de autoridades na ocasião: o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; o vice-presidente, Luiz Mário Bratti; o conselheiro estadual, Renato Kadletz; a presidente da Comissão de Assistência Social, Arlete Carminatti Zago; e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Marcus Antônio Luiz da Silva.

O jubilamento é uma homenagem prestada pela OAB/SC desde 1987, por resolução do Conselho Estadual, passando por alterações em 1999, e sendo regulamentado pelo Conselho Federal em 2006 e 2009, quando provimentos garantiram a homenagem em todas as seccionais brasileiras. Recebem a condição de “advogada e advogado remido” aqueles que estiverem inscritos e tenham contribuído durante 45 anos ou mais; ou ainda que tenham completado 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição, contínuos ou não.

No ato, os profissionais receberam diploma alusivo ao tempo de exercício na profissão e a versão impressa dos autos de seus processos de inscrição nos quadros da Ordem, que passam a tramitar eletronicamente e serão mantidos pela Seccional como arquivos eletrônicos protegidos e com cópia de segurança conforme preceitos legais.

O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, entregou uma a uma as 31 homenagens da noite, e logo após ocupou a tribuna para relembrar a significativa contribuição no engrandecimento e dignificação da advocacia dos jubilados e jubiladas.

“De certa forma vejo parte de minha história profissional representada aqui, com tantas boas recordações (referindo-se a professores, profissionais que acompanhou, etc). Naquela época vocês já ocupavam postos importantes e estavam no auge de suas carreiras. E quando eu vejo essa enorme diferença da vida que se tinha, para a vida que se tem hoje, a maneira como vivemos hoje, nada disso ao contrário do que muita gente possa acreditar, caiu do céu. Foi a geração de vocês que trabalhou duro para construir a  realidade que temos hoje. Quanta transformação! É difícil imaginar as dificuldades da época, em relação às facilidades de hoje. Mais do que essa realidade material que temos hoje,  a geração de vocês construiu um país democrático”, disse em reconhecimento aos homenageados.

“Olhando os exemplos e as histórias do passado é que podemos ter noção de como enfrentar as dificuldades que se impõem pelo caminho. Vocês nos entregaram um país melhor do que receberam e à nossa geração cabe a mesma responsabilidade. Em nome da advocacia catarinense parabéns e muito obrigado. Nossa admiração pelo trabalho prestado por vocês é enorme. Esta casa não pode e não vai esquecer sua história e daqueles que construíram a dignidade dessa instituição”, finalizou.

Clique aqui para ver a galeria completa de fotos. E conheça abaixo os advogados e advogadas que receberam homenagens na cerimônia oficial de jubilamento:

Aécio Speck Neves - OAB 5550

Merquior Luiz Delagnelo - OAB 2755

Moacir José Serpa - OAB 1546

Napoleão Xavier do Amarante - OAB 13800

Otacílio Peron - OAB 1844 (representado pelo filho, Mayckon Gasperi Peron)

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz - OAB 1482

Rosemari de Lara Ribas Konrad - OAB 26490