23/08/17  |  Geral

Comissão de Igualdade Racial planeja intervenção na UFSC para conscientizar estudantes sobre racismo

Jair Quint - Agecom/UFSC ufsc praça cidadania jair quint.jpgPraça da cidadania, no campus Trindade, UFSC

Profissionais da advocacia farão uma intervenção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta sexta (25) e segunda-feira (28) para conscientizar estudantes sobre racismo. A ideia surgiu após a ocorrência de atos racistas dentro do campus Trindade, em Florianópolis, em específico após a agressão de uma aluna negra dentro do Restaurante Universitário (RU), no ano passado. A intervenção local foi organizada por integrantes da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC com intuito de informar a comunidade universitária da legislação e órgãos de proteção existentes contra o racismo.

O horário escolhido para a ação foi estratégico, das 10 horas às 15 horas, quando a maioria dos estudantes circula pela região central do campus para almoçar. Os voluntários vão distribuir panfletos informativos na fila do RU e uma tenda será montada na Praça da Cidadania, onde serão prestadas orientações jurídicas, em parceria com a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da UFSC e membros do Movimento Negro.

A Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC, criada em novembro de 2014, tem como objetivo encaminhar denúncias de racismo e realizar atividades de combate ao racismo. Nos últimos anos, alguns casos de racismo dentro da universidade repercutiram na imprensa e nas redes sociais. A ação conjunta entre OAB/SC e UFSC partiu de uma solicitação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), criada em 2016 para combater esses casos de intolerância e discriminação na Universidade. A Secretaria é responsável por definir e executar políticas afirmativas focadas em questões étnico-raciais, gênero, orientação sexual e de acessibilidade e equidade.