Nesta quarta-feira (21), alguns usuários do e-SAJ enfrentaram dificuldades durante o acesso ao sistema eletrônico e, para normalização do funcionamento do programa, o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ/SC) informa ser necessária a limpeza de cache no navegador de internet utilizado durante as consultas. Ainda conforme o Tribunal, a inconstância ocorre devido a uma atualização pela qual o programa passou.
Para fazer a limpeza de cache no navegador Google Chrome, a OAB/SC orienta que se abra o navegador Google Chrome e clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior à direita; clique na opção “mais ferramentas”; clique no submenu “limpar dados de navegação”; na janela que se abre, certifique-se que o item “imagens e arquivos armazenados em cache” esteja marcado e clique no botão “limpar dados”. Nos demais navegadores como Internet Explorer, Mozilla, e outros, a opção “limpeza de cache” deve ser buscada no menu configurações.
O e-SAJ é um serviço que disponibiliza informações relativas à situação e à tramitação dos processos de primeiro e segundo grau. O acesso aos dados pode ser realizado pelo público em geral, sem necessidade de cadastro. O sistema não fornece informações sobre processos que tramitam em segredo de justiça.
Providências
Na última terça-feira (19), o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, encaminhou ofício ao presidente do TJ/SC, Rodrigo Collaço, requerendo providências a respeito das frequentes instabilidades do sistema e-SAJ.
No documento, o dirigente pleiteou que a emissão de certidão de indisponibilidade ocorra independentemente do horário em que a instabilidade ocorrer. “Não é possível que o sistema fique fora do ar durante toda a madrugada, por mais de 12h, e os advogados não tenham as informações necessárias em um prazo ágil. Precisamos mudar a atual resolução que trata da expedição de certidão, pois essa limita a emissão apenas após às 13h. Se a indisponibilidade for superior a 1h, essa certidão deve ser emitida no primeiro horário, para dar mais segurança aos advogados no exercício da profissão”, defendeu Horn.
Confira aqui: http://www.oab-sc.org.br/noticias/apos-frequente-indisponibilidade-do-e-saj-oabsc-requer-providencias-ao-tjsc/16756
Mais informações
Dúvidas em relação aos procedimentos operacionais no sistema (aquisição e utilização de certificado digital/token e dúvidas em relação ao peticionamento eletrônico e atuação profissional do advogado) podem ser esclarecidas junto à Central de Inclusão Digital da OAB/SC por meio e-mail inclusaodigital@oab-sc.org.br ou telefones (48) 3239-3660 e (48) 3239-3662.
Já problemas técnicos e erros relativos aos serviços disponibilizados no Portal e-SAJ (certidões, consulta de processo, consulta e conferência de documentos e peticionamento eletrônico) devem ser tratados diretamente com a Corregedoria Geral de Justiça, neste link: http://cgjweb.tjsc.jus.br/atendimento/ (Central de Atendimento Eletrônico).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC