Além do atendimento prioritário: evento na OAB/SC debate violência institucional contra idosos e efetivo cumprimento da legislação

11/06/2019 - Geral

11062019 Palestra Violência Institucional Idosos (33).jpg

A Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC realizou nesta terça-feira (11), com o apoio do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis, a “Roda de Conversa: Violência Institucional e a População Idosa”. O debate reuniu especialistas no auditório da Seccional. 

Ao abrir o evento, a presidente da Comissão Estadual de Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC, Marilene de Campos mencionou necessidade de identificar as irregularidades e coibir qualquer tipo de ação que desrespeite os direitos da pessoa idosa. “A lista é enorme, de tantas são as violências cometidas contra os idosos diariamente. Hoje nós vamos falar da violência institucional. Porque muitas vezes de nada adianta termos um cartão de prioridade no atendimento se outros aspectos não forem observados”, destacou.  

Para dar início às atividades, a advogada Ariane Angioletti proferiu palestra para exemplificar os tipos de violência institucional e como proceder tanto no âmbito administrativo quanto jurídico, quando houver descumprimento do Estatuto do Idoso. Ela também apontou o crescimento da população da terceira idade e a importância de debater o assunto. “Os governos, enquanto detentores de políticas públicas, e nós, enquanto instituições privadas, temos que parar pra pensar que, em breve, essa faixa etária será maioria no país e em como a gente vai atender essas pessoas de maneira digna e de acordo com o que está na legislação”, questionou.

Ao final, a roda de conversas foi composta por representantes de diversos órgãos atuantes na causa. Os convidados responderam perguntas do público, que também pode participar tirando dúvidas. Eles também elencaram as principais atividades desenvolvidas por suas instituições e o funcionamento do atendimento à sociedade em casos envolvendo idosos. 

A mesa de debates teve a presidente da Comissão Estadual de Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC, Marilene de Campos; a delegada de polícia, Patrícia Zimmermann, coordenadora das Delegacias de Polícia da Criança, Mulher e Idoso de SC; o promotor de justiça Daniel Paladino, atuante na 30ª Promotoria da Comarca de Florianópolis; o diretor do Pró-Cidadão Guilherme Ávilas; o representante do Conselho regional de Contabilidade de SC, Tadeu Pedro Vieira; além da assistente social do SEPREDI, Eliete Lima; e da presidente do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis, Leni Baessa.

Veja aqui a galeria de fotos do evento.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias